Início » Sem categoria » Morales deve avançar em projeto socialista
Bolívia

Morales deve avançar em projeto socialista

Morales deve avançar em projeto socialista
Fonte: Reuters

O presidente da Bolívia, Evo Morales, deve usar as eleições da qual saiu vitorioso para levar adiante seu projeto de mudar o país. Como medida para acelerar o processo de chegada ao socialismo, Morales pretende decentralizar o poder e colocá-lo nas mãos de caciques.

Caso Morales leve adiante seu projeto, líderes tribais no país terão direito de passar sentenças que valerão como se fossem dadas por membros do judiciário federal. No futuro, o presidente espera que os juízes federais sejam eleitos. Opositores acreditam que se trata de uma medida que eliminaria direitos indiviuais e causaria conflitos.

A reeleição de Morales nesta última semana pode ser explicada pelas benesses que o presidente tem distribuído com o dinheiro conseguido com a nacionalização do gás no país, feita em 2006. A Bolívia também conseguiu uma estabilidade inédita, tendo crescido 3% em 2009 por meio de financiamento público.

No entanto, os gastos do governo devem prejudicar o país, que prevê um déficit fical de 4,5% do PIB para 2010. Desde a nacionalização do gás a produção diminui por falta de investimentos e má-adminstração, o que deve afetar os cofres do governo.

Fontes:
Economist - Bolivia's presidential election: The explosive apex of Evo's power

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Dorival Silva disse:

    A vitória de um índio plantador de coca mostra os valores da populaçao da Bolívia. Estamos cercados por populistas perigosos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *