Início » Sem categoria » Número de mortos no Chile passa de 700
Terremoto

Número de mortos no Chile passa de 700

Número de mortos no Chile passa de 700
O Globo

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O governo chileno anunciou que mais de 700 pessoas morreram devido ao terremoto de magnitude 8,8, que atingiu o centro-sul do Chile, na madrugada deste sábado, 27.

Na manhã deste domingo, 28, a capital do país, Santiago, registrou um tremor secundário de magnitude de 6,1. De acordo com agência geológica americana, já foram 148 tremores secundários de magnitude de pelo menos 4,5, em 48 horas, o que contribui para elevar o número de mortos.

A presidente Michelle Bachelet informou que 80% do país foi afetado e cerca de 1,5 milhão de casas foram danificadas. Estima-se que cerca de dois milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma.

Após o primeiro tremor, na região de Bio Bio – a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e 91 quilômetros ao norte de Concepción -, a região foi atingida por um segundo, por magnitude 6,2.

“Quero pedir calma”, disse a presidente chilena ao convocar uma reunião de emergência para discutir as medidas após o tremor às 5h, horário local.

Um alerta de maremoto foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida e para outras regiões do Pacífico.

Moradores da capital relatam que sentiram tremores entre dez e 30 segundos. Graciela Martín, de Mendoza, no lado argentino da fronteira andina, afirmou que “deste lado da fronteira, sentimos um tremor de cerca de um minuto.” Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas.

O maior terremoto a atingir o Chile no século XX foi um tremor de magnitude 9,5, que atingiu a cidade de Valdívia em 1960, deixando 1.655 mortos.

Maremotos

A Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso, foi atingida por um maremoto decorrente do terremoto no Chile. Os moradores da Ilha de Páscoa receberam alerta de risco de maremoto e foi ordenada a retirada da população.

O Havaí também recebeu alerta, mas acabou sendo cancelado. De acordo com o Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, as ondas poderiam chegar a 4,8 metros na região.

Leia mais:

Terremoto paralisa indústria do cobre no Chile

Maior tremor no Chile em 25 anos mata pelo menos 150

Fontes:
G1 - Mortos por causa de terremoto no Chile já são mais de 300, diz governo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *