Início » Sem categoria » O custo de um filho
Sociedade

O custo de um filho

Criar um filho no Brasil, hoje, é cinco vezes mais caro do que há trinta anos — em todas as classes sociais. Uma família de classe média alta, por exemplo, gasta, no mínimo, R$ 1,6 milhão na criação de um filho, de acordo com um dos mais minuciosos levantamentos já feitos no país.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing (Invent) investigaram os hábitos de 320 famílias, de todos os estratos sociais. Mediram quanto cada uma delas gastava com alimentação, educação, saúde, babá, empregada, fraldas, roupas, sapatos, esportes, viagens de férias, mesada, festas, cinema, shows, equipamentos eletrônicos e brinquedos.

Os filhos tornaram-se mais dispendiosos, porque ao seu cotidiano e à sua formação foram incorporados diversos itens antes inexistentes ou que, de supérfluos, passaram a ser essenciais. A babá, por exemplo, deixou de ser um luxo reservado a poucos para se transformar em uma necessidade de primeira ordem na vida das mães de crianças pequenas que trabalham fora — hoje, em número muito maior do que há três décadas.

Fontes:
Veja - 1,6 milhão de reais

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *