Início » Sem categoria » O que deixou grande parte do Brasil sem luz?
Blecaute

O que deixou grande parte do Brasil sem luz?

O que deixou grande parte do Brasil sem luz?
Blecaute ainda não tem explicação (Fonte: Uol)

Direção da usina de Itaipu desmente ministro das Minas e Energia e diz que problema não teve origem na hidrelétrica. Hipótese de hacker é descartada.

O blecaute que deixou deixou várias cidades das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil às escuras na noite desta terça-feira, 10, e madrugada desta quarta-feira, 11, ainda não tem uma explicação clara. Houve inclusive interrupção parcial do funcionamento de telefones fixos e celulares em algumas regiões.

Em nota, Itaipu informou que, “por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó”.

No último domingo, 8, o programa “60 minutes”, da emissora norte-americana CBS, exibiu uma reportagem segundo a qual dois “apagões” no Brasil nos últimos quatro anos teriam sido causados por ataques de hackers. A hipótese de que essa tenha sido a causa deste último blecaute foi descartada pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

Fontes:
Uol - Em nota, Itaipu diz que causa do blecaute não teve origem na usina; apagão afetou 15 Estados

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

19 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Esse Edison Lobão, com seu ridículo cabelo pintado, não sabe nada sobre nada. Leiam o livro “Honoráveis bandidos” para saber mais sobre a carreira deste filhote do Sarney.

  2. luiz antonio vieira barbi disse:

    TODOS SABEM A CAUSA DESTE APAGAO…E VIRAO MUITOS OUTROS!! A CAUSA E A FALTA DE INVESTIR EM INFRAESTRTURA…AQUI SO SE INVESTE NA DUPLA LULA-DILMA 2010…AUMENTOS SALARIAS…SARNEY…MAIS VEREADORES…VIAGENS DO LULA…POLITICALHA EM RESUMO…TIPO O QUE ESTA ACONTECENDO NA TERRA DO AMADO DO LULA, O CHZVEZ…AGUARDEM!!!

  3. Markut disse:

    É até bom um incidente como este, para alertar a opinião pública sobre a incompetência de uma gestão ,cuja lista de prioridades coloca em posições preferenciais, tudo aquilo que reverta em vantagens para o continuismo no poder e não para o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade, carente de justiça, escolaridade ,saude, segurança, absolutamente necessárias para o desenvolvimento da verdadeira cidadania.
    Naturalmente, os culpados externos poderão ser , agora, os hackers.

  4. EDSON disse:

    É,até quando esta oposição raivosa vai ter a humildade de reconhencer a capacidade desenvolventista de um operário que chegou a presidencia, aumentando assim o impulso administrativo,tornando-se o maior e mais produtivo presidente do Brasil,em todos os tempos.

  5. Evandro Correia disse:

    Edson, o atual presidente nada fez além de manter a política econômica de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o homem que livrou o Brasil da inflação. E que tal se informar sobre os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek?

  6. Osvaldo Gomes Bomfim disse:

    E se o Brasil tivesse em Gerra hein? Estaríamos perdidos.

    O apagão foi um teste de preparitivo para Gerra que fizeram.

    Os hackers demonstraram que o sitema é vunerável, inclusive, porque os mesmos, conseguiram ao mesmo tempo a interrupção parcial do funcionamento de telefones fixos e celulares em algumas regiões do país.

    O Brasil tem que descentralizar imediatamente o sistema de transmissão e mobilizar a ABIN, a Polícia Federal e outros orgãos de inteligência do país para apurar o Apagão e punir com rigor os responsáveis pelo apagão.

    O prejuízo foi muito grande. Quem vai ressarcir, por exemplo, o prejuízo do comércio, indústria e dos profissionais liberais?

    Será que foi desídia no desempenho de funções, incompetência, relaxamento, acaso, sabotagem ou sacanagem?

    Interessante é que o povo brasileiro paga a conta de luz “carissima”, para as empresas que repassam a energia, e mais, paga a maior como ficou provado recentemente, que as empresas repassadoras erraram e cobraram R$ 165,00, à maior em cada conta dos brasileiros. No lugar das empresas compensarem nas futuras contas, se omitiram e obrigam cada brsileiro à entrar com ação na Justiça para receber o valor pago a maior. Totalizam quase R$ 7 milhões o valor das contas cobradas a maior. Sugiro que os brsileiros para ressarcir o valor cobrado a maior, movam a Ação litisconsórcio, aquela do latim litis consortiumos, onde os litisconsortes brasileiros, receberão (!?!) os valores cobrado a maior.
    Aproveitem e incluam na Ação o prezuízo do “Apagão”, porque quando o brasileiro não paga a sua conta de luz em dia, a companhia corta sua luz e o “Apagão” é só na sua residência.

    Apagão por apagão, se a coisa continuar assim, da próxima vez será o apagão em toda a nossa Nação.

    Osvaldo Gomes Bomfim é ambientalista, defensor da Mata ATlântica do Brasil, presidente da ONG DA MAÇÃ – Amigos do Meio Ambiente.

  7. Janete disse:

    Quanto desmentido. Que trapalhada. Não houve seca, nem baixa nas águas das hidrelétricas. Foi incompetencia ou falta de manutenção. Se for um hacker basta utilizar no futuro os caças e submarinos nucleares. Êta governo que se agita muito, inaugura Pac que nem começou e não faz o dever de casa. E aí Lobão?

  8. Marcos disse:

    Graças a Deus estamos na mão de um governo competente.
    Esse apagão foi bom para relembrar a desgraceira do racionamento de energia em 2001. Aquele apagão sim, fruto de um governo incompetente, de um governante golpista que mudou a constituição para se reeleger e quebrou o pais com o populismo cambial.
    Esse apagão pode servir de alerta ao povo trabalhador que perdeu o emprego em 2001 por causa do racionamento de energia. Filhos de FHC nunca mais.

  9. SERGIO GRUSCA disse:

    Coisas estranhas e segredinhos, costumam ocorrer nas hidrelétricas. No fim, sempre é o consumidor que arca com os maus gerenciamentos.
    Aqui em Minaçu, temos uma represa de Furnas (Serra da Mesa) que nunca deixou claro à população, informes do nível d’água de seu reservatório.
    Aparentemente, nunca chegou ao máximo…por que?
    Em tempo: Aqui não houve apagão.

  10. Denis Silva disse:

    Tenho amigos na regiao que passam as linhas de transmissao e por la todos dizem que o pessoal do MST tem relacao com o apagao, por favoe investiguem, por que existe relatos de nao so uma familia de la mas varias!

  11. Markut disse:

    É fundamental a mídia não comprometida exigir uma clara satisfação do que realmente aconteceu, com o apagão.
    O desassossego se refletirá numa avalanche de boatos (Hackers, MST, etc.) É preciso que os responsaveis tenham a ombridade e o civismo de vir a público, imediatamente,dispensando a clássica saida do “culpado externo”

  12. Elcio disse:

    A causa primeira deste apagão ainda não se sabe, pode ter sido as tais linhas de transmissão no sul do país (Ivaiporã (Paraná) e Itaberá (São Paulo) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Petro (em São Paulo).
    Mas não tem nada de “teoria da conspiração” e nem mesmo de incompetência, acontace que o nosso sistema é interligado, e isso é muito bom, quando uma parte sofre algum dano as demais tentam suprir a carga daquela e não conseguindo, o nível de frequência (que é de 60 hz) cai, acionando assim um dispositivo de proteção do sistema conhecido como ERAC (Esquema regional de alívio de carga).
    Sem racionalidade em breve vamos culpar o saci-perêrê, por coisas que o coitadinho nem tem culpa.

  13. Denis Rossini disse:

    Ate agora so desculpa esfarrapada do governo…Todas as torres de energia sao muito bem aterradas,um raio jamais faria isso!Vao estudar NR-10 povo! Ah Brasil quando vamos enxergar o que o Lula esta fazendo de verdade com a gente? Com o povo cada vez mais burro,cotas raciais, campanha eleitoral antecipada… Esse e o Brasil que tanto me envergonho…

  14. REGINALDO NUNES BARBOSA disse:

    Má administração da sobrecarga por do orgão gestor central foi o motivo.

    Nenhum orgão vai assumir para si e dar tiro no pé a culpa de tal monta, claro que por termos nessa época , graças ao bom Deus, um recurso hidrico até desproporcional, temos excesso de energia a produzir, isto é muito bom e se o orgão gestor não o for competente pode gerar isso que vimos e sentimos nesse apagão geral.
    Imaginem que num determinado momento em sua quadra um sistema de proteção não funcione, dai haja um aumento de carga para todos e que com pequenos intervalos as suas proteções de casa , os djuntores gerais, se desliguem, oras a carga sendo a mesma as que sobram vão recebendo mais carga do que suportam e assim por diante, fazendo com que todas desliguem seus dijuntores, aqueles que não forem bem dimensionados deixarão passar a carga queimando aqueles equipamentos que não suportam.
    Bom se não fossem suas casas e sim grandes áreas de distribuição de energia , imaginem que a coisa seria dessa forma que aconteceria, mas em grandes proporções,chegando até a fonte dessa energia que no caso é Itaipú, para tal tem-se um orgão gestor nacional para impedir que isso aconteça, desligando o fornecimento temporariamente de usinas para acmodar a queda por exemplo de consumo no sistema todo.
    A isso se chama prevenir, a isso se chama planejamento e resolução de emergências.
    O orgão gestor de eletricidade tem que ser passado a limpo, a fonte esta ali.
    Precisamos urgênte de cerebros lá, sem ofensas aos atuais trabalhadores da área, mas não funcionou!
    De que adiantam bilhões em linhas e nenhum trabalho em pesquisa e desenvolvimento em programas de gestão, temos inumeras Unuversidades com letra maiscula em nosso Pais que poderiam juntas construir um modelo que funcione e que tome essas decisões em milisímos de segundos, com redundância e segurança que o nosso povo exige.
    Eu sou Reginaldo Nunes

  15. marcelo perez seoane disse:

    Boa tarde,

    Eu acho o brasil muito sem graça, temos um apagão de 10 em 10 anos, vamos falar dos EUA e paises da Europa que tem apagão toda hora.

  16. Iria Barradas disse:

    É impressionante como acontecimentos deste tipo mostram que a grande massa de brasileiros vive, age, fala, pensa e reclama como manada.
    Certamente que o ideal é termos um sistema elétrico que nunca falhe, jamais apresente problemas e que finalmente seja a 1a. demonstração de que o “moto continuo” não é apenas uma possibilidade.
    Apagou a luz e…
    As pessoas procuram resolver seus problemas e ir descansar? Não.
    As pessoas não sabem o que fazer, não sabem andar, não sabem subir escadas, não sabem se dirigir para suas casas etc. etc.
    Entram num transe coletivo e se nesta hora você ligar a TV começa a ter engrulhos com o cinismo midiático.
    Talvez porque eu tenha morado em cidades sem luz ou porque não me apoquente por qualquer casinho fico, realmente, muito chateada de fazer parte de uma população tão mau preparada e tão incapaz de viver a vida com seus desafios e desconfortos, é um porre!

  17. LINDIMARIO DIAS CUNHA disse:

    ACHO SINCERAMENTE QUE PROBLEMAS SEMPRE ACONTECEM.A IMPRENSA FAZ, MUITO BARULHO,COM ALGO QUE NAO CHEGA A PREOCULPAR.QUANTO TEMPO TEM QUE O BRASIL NAO SOFRE APAGOES.AS VEZES TEMOS QUE FICAR AS ESCURAS PRA QUE POSSAMOS DA VALOR AS COISAS QUE NEM PARAMOS PRA OBSERVAR.VOCE JA PAROU,DE RESPIRAR. VOCE JA FICOU, COM FALTA DE AR. QUANDO A GENTE ESTA RESPIRANDO, NEM PERCEBEMOS, MAIS QUANDO FICAMOS COM FALTA DE AR FICAMOS COM MEDO DE MORRER. SE VOCE TEM MEDO DE MORRER, SE VOCE TEM MEDO DE APAGOES,FAÇA A SUA LUZ BRILHAR. CRIANDO, INOVANDO, ECONOMIZANDO, TRABALHANDO, SE ESFORÇANDO, LUTANDO POR CONDIÇOES MELHORES, E FAZENDO DO BRASIL, UM PAIS DE TODOS, UM PAIS DE MILHOES DE BRASILEIROS QUE QUEREM O PROGRESSO O DESENVOLVIMENTO, E O BEM ESTAR DE TODOS.AS VEZES E MUITO FACIL APONTAR O ERRO DO VIZINHO.VOCE JA PAROU PRA FAZER AUTO-CRITICA. TODOS NOS SOMOS FALHOS, O SER HUMANO E FALHO, SOMOS IMPERFEITOS, E POR ISSO ESTAMOS SUJEITOS A ERROS. O PROBLEMA DO APAGAO E UM PROBLEMA PEQUENO, FACIL DE SE RESOLVER. O BRASIL E CAPAZ DE CONSTRUIR USINAS, E NAO TEM CAPACIDADE DE RESOLVER OS PROBLEMAS GERADOS POR ELA? CLARO QUE SIM.PRECISAMOS NOS UNIR MKAIS E TRABALHAR POR UM BRASIL MELHOR, MAIS IGUALITARIO. E ISSO QUE O PRESIDENTE LULA ESTA FAZENDO. E PARA CONTUNUAR FAZENDO PRECISA DO APAIO DO GOVERNO E DA OPOSIÇAO.POLITICOS TEM QUE TRABALHAR, PELOS INTERESSES DO POVO. E NAO PELOS SEUS. O GOVERNO LULA DEU CERTO, E PRA CONTINUAR DANDO CERTO ELE PRECISA DA UNIAO DE TODOS OS BRASILEIROS. VAMOS JUNTOS SEGUIR EM FRENTE PRA QUE ESSA LUZ NUNCA SE APAGUE.

  18. Almanakut Brasil disse:

    Incompetência, arrogância, falta de respeito com o povo, que paga por uma das energias elétricas mais caras do mundo!

    Ainda por cima, fica esse troca de informações e a tentativa de desmoralizar o trabalho INPE!

    O mínimo que o presidente Lula poderia fazer é trocar o Ministro das Minas e Energia, bem como seu alto escalão, como foi feita na Receita Federal!

    Nessas horas a Dilma some, como nos bons tempos da Ditadura Militar!

    Ainda querem deixar o Pré-Sal na mão dessa gente?

  19. José Luiz Birocchi disse:

    Um grande problema aqui no Brasil é esperar dar o problema para depois tentar conserta-lo. E uma falta de incompetencia do governo.E quanto as causas , vem dizer que foi raio,desculpa esfarrapada de quem não sabe o que aconteceu;melhor procurar primeiro as causas do que ficar dando entrevistas desencontradas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *