Início » Internacional » Oposição manda tirar retratos de Hugo Chávez do Parlamento
VENEZUELA

Oposição manda tirar retratos de Hugo Chávez do Parlamento

Sob protestos do presidente e seus aliados, imagens de Chávez foram removidas do Parlamento esta semana por ordem da nova maioria opositora da Casa

Oposição manda tirar retratos de Hugo Chávez do Parlamento
Painéis e retratos com imagens do finado presidente foram retiradas da Assembleia Legislativa por ordem da oposição (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

 

A Venezuela enfrenta uma grave crise econômica e política, ao passo que registra inflação de três dígitos no momento em que a oposição assume o controle da nova Assembleia Nacional. No entanto, o grande debate desta semana não foi a economia, mas se vários retratos do ex-presidente Hugo Chávez, que morreu de câncer em 2013, deveriam permanecer nas paredes do capitólio.

Leia também: Venezuela fica em último lugar no Índice Big Mac da ‘Economist’

Os retratos, entre eles os de um triunfante Chávez em traje militar e discursando nas Nações Unidas, foram removidos do Parlamento esta semana quando parlamentares da oposição assumiram uma maioria dos assentos da Casa. Henrique Ramos, o novo líder da Assembleia, em pé sobre as escadas do Parlamento, deu adeus com as mãos enquanto as imagens eram retiradas e, em seguida, disse a jornalistas que as únicas imagens que deveriam permanecer à mostra no Legislativo são o escudo e a bandeira do país.

O presidente Nicolás Maduro, sucessor escolhido a dedo por Chávez, interpretou o gesto simbólico dos opositores a seu favor. Em um discurso na TV nacional na noite de quarta-feira, 6, o presidente chamou as mudanças de escandalosas e disse que os retratos de Simón Bolívar, herói da independência do país, também foram removidos.

“Faço um apelo para a população se rebelar contra os neofascistas, estes antibolivarianos, antipatriotas”, disse.

Na quinta-feira, manifestantes reunidos em uma praça do centro da capital, Caracas, atendiam ao pedido do presidente. Os retratos de Chávez haviam sido expostos na praça sob a escolta de soldados. Manifestantes prometeram cobrir Caracas com imagens de Chávez e Bolívar.

Fontes:
The New York Times - Removal of Chávez´s Images from Venezuela Capitol Raises Tensions

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Luiz disse:

    ESTES VENEZUELANOS SÃO OS MESMOS IDIOTAS ÚTEIS QUE EXISTE NO BRASIL. O PAÍS ESTÁ NO FUNDO DO PRECIPÍCIO E ALGUNS AINDA IDOLATRAM ESTES CARAS. NA VENEZUELA FALTA DE TUDO, FILAS E MAIS FILAS NO SUPERMERCADO, E OS BABACAS ADORANDO ESTES POLÍTICOS CORRUPTOS. IGUAL NO BRASIL, QUANTO MAIS APERTA O POVO MAIS GOSTA DESTES BANDIDOS. A CPMF VOLTOU DUAS VEZES, NÃO DEU CERTO, ERA PARA A SAÚDE, FOI DESVIADO PARA OS BOLSOS E PARTIDOS POLÍTICOS, E O BRASILEIRO NÃO APRENDE. PQP ETA POVINHO DE M*. TODOS MASOQUISTAS. QUANDO A DILMA FOI PRESIDENTE DO CONSELHO DA PETROBRÁS, NÃO SABIA DA CORRUPÇÃO QUE EXISTIA LÁ DENTRO, O LULA NÃO SABIA O QUE JOSÉ DIRCEU FAZIA, FALA QUE NUNCA EXISTIU MENSALÃO, OS FILHOS EM QUATRO ANOS FICARAM MILIONÁRIOS, UM GANHAVA 1200 REAIS PARA LIMPAR B* DE ANIMAIS NO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO, O OUTRO SÓ TEM O 4º ANO, E TUDO QUE TOCA VIRA OURO, “INTELIGENTÍSSIMOS” SEGUNDO O PAIZINHO QUERIDO, E LULA ESTÁ PENSANDO EM VOLTAR EM 2018, COM O POVO QUE TEM NO BRASIL, É CAPAZ DE GANHAR. DEUS NO ACUDA.

  2. Zibisco disse:

    Só um imbecil para achar normal um Estado no qual o falecido chefe do Executivo e´cultuado na sede do Poder Legislativo. Agora sim a Venezuela está começando a deixar de ser piada para ser país levado a sério. Tomara que no Brasil façam ao mesmo e coloquem a petezada corrupta para os quintos dos infernos também.

  3. Ludwig Von Drake disse:

    A paixão dos venezuelanos por Chavez ultrapassa a racionalidade. É que o finado era praticante da Santeria Cubana e do Quibayo, crenças preferidas dos venezuelanos. A última é quase uma religião nacional. Mexer com ele corre-se o risco de transformá-lo numa “entidade”, como “Maria Lionza”.

  4. Roberto1776 disse:

    A paixão que a América Latina tem por seus mais ferrenhos inimigos é simplesmente notável. É Perón, Getúlio, Jango, Brizola, Lula, Dilma, José Dirceu, José Genoino e seus parentes, Collor, J. Sarney, Marighella, Guevara, Castro, Lamarca, Maduro, Cretina Kirchner, Chaves, o índio da Bolívia. E a quantidade de terroristas da década de 60 que, mesmo condenados, continuam a deslumbrar milhões de brasileiros é assustadora. Os mais desafortunados brasileiros, que mantém o petê no poder há mais de 13 anos, são justamente os mais prejudicados pela incapacidade administrativa de seus “quadros”. Difícil entender. Talvez seja um caso de Síndrome de Estocolmo” coletiva.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *