Início » Sem categoria » Os cinco mitos mais extravagantes sobre Barack Obama
Desmentindo boatos

Os cinco mitos mais extravagantes sobre Barack Obama

Lista do site ranker.com ironiza as acusações mais absurdas em relação ao presidente dos Estados Unidos

Os cinco mitos mais extravagantes sobre Barack Obama
Obama está no poder desde janeiro de 2009

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Obama é comunista

Este boato, disseminado durante a campanha presidencial de 2008, ainda é difundido pelo “Tea Party”, movimento ultraconservador nomeado em tributo à revolta de 1773, em Boston, contra os impostos ingleses sobre o chá. Os membros do grupo radical de direita são muito críticos em relação a medidas do governo como a reforma no sistema de saúde, alegando que visam à criação de um estado socialista. Os impostos também são um grande alvo dos ataques do movimento. Segundo uma pesquisa da CBS e do New York Times, cerca de 18% dos norte-americanos dizem apoiar o “Tea Party”.

Obama quer matar a sua avó

Esta é uma das teorias conspiratórias mais extremas relacionadas ao democrata. Segundo opositores do governo, a reforma no sistema de saúde irá instituir “comitês da morte” – termo popularizado por Sarah Palin, ex-candidata republicana à vice-presidência – para matar idosos que se tornassem fardos para o governo. Apesar de radical, a teoria ganhou certa ressonância entre os opositores da reforma da saúde.

Obama quer doutrinar as crianças

Apesar de visitas a escolas serem habituais na agenda de presidentes, as passagens de Obama por colégios e creches geraram tumulto dentro da oposição norte-americana. Líderes de movimentos conservadores chegaram a orientar os pais a proibirem seus filhos de irem à escola, como forma de protesto contra as tentativas de doutrinação do presidente. O conservador Glenn Beck, apresentador de TV e rádio, costuma defender esta teoria em seu programa no canal Fox News.

Obama quer criar um exército nacional de Americorps

Alguns membros de setores conservadores divulgam que Obama quer usar os Americorps – grupo que presta diversos serviços públicos nos Estados Unidos – para criar um exército e tomar o país. O programa de Americorps, criado nos anos 1990, oferece 75 mil oportunidades por ano para norte-americanos fazerem tarefas que vão desde construir casas para famílias carentes a apagar incêndios florestais. O boato foi muito difundido pelo apresentador Glenn Beck, que chegou a afirmar em seu programa na Fox News que Obama teria fornecido US$ 500 bilhões para fortalecer o programa.

Obama não é um cidadão americano

O boato de que Obama não teria nascido em território americano foi uma das grandes bandeiras da oposição para tentar derrubar sua candidatura. Para acalmar as teorias conspiratórias,  a própria secretária de Saúde do Havaí, Chiyome Fukino, afirmou ter visto pessoalmente os registros comprovando o nascimento de Obama em Honolulu, no dia 4 de agosto de 1961. Ainda assim, vários adeptos dessa teoria, conhecidos como “birthers”, continuam se manifestando pelos Estados Unidos.

Fontes:
ranker.com - Top 5 Most Outrageous Claims About Obama in 2009

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Jonatha Dias disse:

    “afirmou ter visto”… E isso lá é prova pra alguma coisa?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *