Início » Sem categoria » Pentecostalismo cresce entre os ciganos da Romênia
EUROPA

Pentecostalismo cresce entre os ciganos da Romênia

Crescimento chega a 6% ao ano e conversões em massa acontecem por todo país

Pentecostalismo cresce entre os ciganos da Romênia
Participação dos Romani nas igrejas protestantes da Romênia cresce cerca de 6% ao ano (Fonte: connect.in.com)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No remoto vilarejo romeno de Râmnicelu, uma silenciosa revolução religiosa aconteceu. Entre os ciganos da etnia Roma, que representam metade da população do local, o Cristianismo Ortodoxo, tradicionalmente a religião dos romenos, está dando espaço ao vibrante pentecostalismo.

Grigore Vasile, um pastor cigano, afirma ter convertido 80% dos Roma de Râmnicelu ao pentecostalismo desde 2008. Em maio de 2010, mais de 150 moradores do local se converteram em massa. O vilarejo conta com uma igreja pentecostal que realiza serviços no dialeto romani com músicas tradicionais. Os moradores afirmam que a mudança transformou a religião em uma parte integral de suas vidas, ao invés de lago que só vinha à tona em nascimentos, casamentos e funerais.

Há indícios de que a tendência está se repetindo em outras partes do país, afirma Ilie Dincă, presidente da Agência Nacional de Assuntos dos Roma, um órgão governamental. Pesquisas conduzidas em 2007 pelo Fundo Educacional dos Roma sugerem que um quinto dos Roma do país podem agora fazer parte de denominações religiosas menores, a maioria delas pentecostais, mas também facções católicas e islâmicas. Outras conversões em massa também ocorreram nos vilarejos de Vale Rece e Tecuci.

Adrian Marsh, um especialista nos Roma, estima que a participação dos Romani nas igrejas protestantes da Romênia cresce cerca de 6% ao ano, um número maior do que o crescimento de 1% entre os não-Roma. As conversões têm custado caro à Igreja Ortodoxa, que tem tido perdas anuais de 3,5% nos números de seus membros. Agora existem igrejas pentecostais com serviços em romani, desde a capital, Bucareste, até as pequenas cidades de Timişoara, Sibiu e Cluj.

O que está por trás de tudo isso? “Em primeiro lugar, os pastores usam o idioma romani para conquistar a congregação. Além disso, integram música tradicional dos Roma em seus serviços. Por fim, oferecem a tão necessária ajuda humanitária”, explica Gele Duminica, da Together, uma ONG Roma.

As conversões em massa em Râmnicelu, uma das regiões mais pobres da Romênia, surpreenderam alguns dos não-Roma. O vilarejo ficou conhecido no país pelos casamentos entre suas crainças. Há dois anos a união entre uma garota de cinco anos e um rapaz de quinze, causou uma enorme polêmica. Em 2007, uma jovem de 11 anos deu a luz em um hospital local.

Tradicionalmente, as garotas romani abandonam a escola quando se casam. Mas o diretor das escolas do vilarejo afirma que agora as meninas vão às aulas e os rapazes estão mais educados. Os moradores do local afirmam que as conversões os ajudaram a compreender o valor da educação. Membros da Agência Nacional de Assuntos dos Roma afirmam que as conversões reduziram a violência, a criminalidade e o alcoolismo em outras partes do país.

Na Transilvânia, Florin Cioba, o auto-intitulado “Rei dos ciganos ao redor do mundo”, é um pastor pentecostal, e segundo ele, a religião está crescendo rapidamente. “Talvez a razão para a conversão seja histórica”, diz ele. “Quando éramos escravos na Romênia até 1856, os Roma pertenciam aos monastérios da Igreja Ortodoxa Romena”.

Mas Cioba mostra que o pentecostalismo não é uma panaceia para os problemas sociais dos Roma. Ele é famoso na Romênia por ter tentado se casar com sua filha de 12 anos em uma comunidade Romani.

Leia mais:

Comissão Europeia ameaça França por deportação de ciganos

Ciganos prosperam nos Estados Unidos

Fontes:
Economist - Romania's evangelical Romanies

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Erica disse:

    Louvado seja Deus! Estou ne mudando para Romenia e sou evangelica, alguem me informa se ha algum trabalho de evangelizacao na cidade de Fagaras? La precisamos muito falar sobre o amor de deus e salvacao

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *