Início » Sem categoria » Polícia de Dubai diz que pacote-bomba tem marcas da Al-Qaeda
Polícia de Dubai confirma

Polícia de Dubai diz que pacote-bomba tem marcas da Al-Qaeda

Os pacotes-bomba levaram o presidente norte-americano, Barack Obama, a dizer que iria combater a 'Al-Qaeda na Península Arábica', considerada a principal suspeita pela tentativa de ataque.

Polícia de Dubai diz que pacote-bomba tem marcas da Al-Qaeda
Pacotes com explosivos enviados a partir do Iêmen com destino aos EUA (Fonte:AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Polícia de Dubai  afirmou neste sábado, 30, que um dos pacotes-bomba interceptados em Dubai, procedentes do Iêmen e com destino aos Estados Unidos, tem marcas da organização terrorista Al Qaeda. Ele foi encontrado em avião de carga da companhia de transportes FedEx. Os Estados Unidos e países árabes e europeus ficaram em alerta diante da ameaça de bomba que dois pacotes de encomendas trouxeram. Enviados do Iêmen e endereçados a instituições judaicas de Chicago, os pacotes-bomba levaram o presidente norte-americano, Barack Obama, a dizer que iria combater a “Al-Qaeda na Península Arábica”, considerada a principal suspeita pela tentativa de ataque.

Segundo autoridades, foram encontrados explosivos em encomendas, em Dubai e na Grã-Bretanha. De acordo com a polícia de Dubai, um dos pacotes continha características dos que já foram preparados pela Al-Qaeda anteriormente: um circuito elétrico conectado a um chip de telefone celular, tudo escondido dentro de uma impressora para computador. A polícia interceptou a bomba após receber informações através de “um contato internacional”.

Nesta sexta-feira,29, aviões cargueiros da empresa UPS, usada para enviar as supostas bombas, foram vasculhados nos aeroportos da Filadélfia e de Newark, perto de Nova York. O que os investigadores buscavam eram encomendas do Iêmen.

A Força Aérea norte-americana também foi responsável pelas investigações, escoltando um avião de passageiros da Emirates vindo de Dubai até o aeroporto John F. Kennedy, em Nova York. Mas não foi encontrado nenhum pacote do Iêmen.

“Os dois pacotes (de Dubai e Grã-Bretanha) eram originários do mesmo endereço no Iêmen e o presidente Obama foi notificado na noite de quinta-feira (sobre a ameaça)”, informou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Ameaça nova

O governo do Iêmen disse que vai investigar o caso. Até agora, o medo do terrorismo era em relação a aviões de passageiros. Em dezembro de 2009, um nigeriano treinado em campos da Al-Qaeda no Iêmen tentou explodir um avião que aterrissava em Detroit, nos Estados Unidos.

Leia mais:

Al Qaeda enfraquecida pela fuga de líderes

Iêmen e as novas bases da Al Qaeda no Oriente Médio

Fontes:
Estadão - EUA e aliados dizem ter interceptado pacotes-bomba originários do Iêmen
BBC - Pacote interceptado tem 'marcas' da Al Qaeda, diz polícia de Dubai

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *