Início » Sem categoria » Por que elas são mais propensas ao divórcio?
Tendências e Debates

Por que elas são mais propensas ao divórcio?

Uma pesquisa realizada no Estados Unidos mostrou que dois terços das separações são iniciadas por mulheres. Por Carla Delecrode

Por que elas são mais propensas ao divórcio?
Mais de 70% das separações judiciais sem acordo são iniciadas por mulheres, diz IBGE (Foto: Pixabay)

Seja por vantagens legais quanto à guarda dos filhos ou por não suportarem o “mau comportamento” dos maridos, elas são as primeiras a dizerem ‘sim’ ao divórcio. É o que afirma uma recente pesquisa realizada pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, dois terços dos casais que se separam no país iniciaram o divórcio porque as mulheres pediram a separação. No Brasil, não é diferente.

Segundo o IBGE, entre 2004 e 2005, em mais de 70% dos casos de separação judicial não-consensual (em que não houve acordo) foram elas que tomaram a iniciativa de se separar, assim como nos pedidos de divórcio, no qual 52% foram requisitados por mulheres. Para a psicóloga Teresa Goes, que é professora da PUC-Rio, um dos motivos que explica o comportamento é a entrada no mercado de trabalho, que trouxe mudanças na percepção das mulheres sobre o casamento e o divórcio.

A especialista esclarece que elas se adaptaram às várias funções que passaram a exercer na sociedade. Por isso, casar se tornou uma opção e não uma imposição social, assim como ser mãe e se separar do marido. Teresa acredita que os homens, geralmente, não tomam a iniciativa em direção ao divórcio– mesmo que não estejam felizes –, pois se detêm a uma mentalidade do passado. “Eles não acompanharam as mudanças de pensamento. Os homens fantasiam com uma ‘cuidadora’ e se colocam na condição de filho. Manter o casamento é mais cômodo para eles.”

Por que as mulheres desistem do casamento?

O estudo norte-americano indica que as leis de divórcio motivam as mulheres a optarem pela separação. Nos estados onde elas têm mais chances de receber a guarda dos filhos, o número de pedidos de divórcio iniciados por elas é bem maior do que onde prevalece a custódia compartilhada. Além disso, os homens são mais propensos a terem problemas com bebida, drogas e a infidelidade, diz a pesquisa.

Mas outros motivos também fazem com que elas desistam do casamento, como a sobrecarga de função e a desilusão amorosa. “Quando ela se desencanta com o parceiro, quer voltar a buscar o ‘príncipe encantado’. A psicóloga explica que, diferentemente dos homens, elas querem maior clareza no relacionamento, por isso não lidam muito bem com um “triângulo amoroso” e nem com desilusão. “Os homens lidam melhor com a infidelidade. A mulher quando trai se sente culpada. Ela não consegue separar amor e sexo. Em geral, o relacionamento íntimo está ligado ao afetivo. Ela confunde lealdade com fidelidade.”

Para Teresa, a idade também é um fator que deixa as mulheres mais propensas a darem fim ao “para sempre”. As mais novas, até 45 anos, têm mais facilidade de dar o primeiro passo, enquanto as mais velhas se mantêm presas às tradições. “As mais novas preferem uma vida de liberdade e com novas escolhas. Elas conseguem encarar melhor a frustração e percebem que o envolvimento não precisa ser eterno.”

Caro leitor,

Em sua opinião, por que as mulheres pedem mais divórcio do que os homens?

Você concorda que a lei pode favorecer a separação?

Você acredita que as mulheres são mais beneficiadas com o divórcio do que os homens?

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

33 Opiniões

  1. jaderdavila the small shareholder disse:

    eu criei minha filha com uma unica regra:
    ganhe teu dinheiro.
    depois que vc tiver teu dinheiro, faz oque vc achar melhor.
    eu sempre disse pra ela: se vc nao tiver filho, pode fazer trapaiada a vontade, que depois volta pra estaca zero e começa de novo.
    ela adota o mesmo sistema das firmas: tres meses de experiencia.

  2. Markut disse:

    A percepção de Teresa Góis, como mulher e psicóloga, ajuda a entender melhor o que está se passando.
    A relutância maior do homem à separação tem raizes no subconsciente, pelo fato de ele ter perdido a nitidez da sua função primária, de provedor caçador.
    Hoje, graças aos avanços tecnológicos, a mulher e o homem têm igual capacidade de construir ou destruir o mundo,o que não depende mais da força física. Basta apertar um botão.

  3. Samuel disse:

    Bem materialista, heim Sr. Jader!

  4. Samuel disse:

    Eu pergunto: se uma mulher ou um homem experimentam por três meses vários parceiros, um após o outro (ou até concomitante…) isso é ou não prostituição?
    Afinal de contas, o que é prostituição? O ato de “pagar” pelo prazer a um ou uma “profissional” no bordel?
    Quando paga jantar, motel e dá presente para alguém não “profissional” aí tudo bem?
    Alias, o que diferencia a multiplicidade de parceiros “não prostitutos” da relação com prostitutos?
    Não é à toa que o ser humano também é animal…
    Samuel

  5. Anderson Tomazine disse:

    Leva-se muito em consideração, hoje, os cliches que a sociedade impõe.
    Não significa que a mulher não possua direitos, ela possui e muitos, mais hoje com a famosa liberdade e o chamado liberalismo, onde tudo é aceito numa boa, deu a mulher todos os direitos que um homem possue, o que não é verdade na prática. Com isso a mulher passou a sempre lembrar de direitos e direitos, mas esqueceu dos deveres, como mão e esposa, assim como sua parcela significativa na formação de uma familia.
    Hoje por exemplo, os jovens (homens), possuem dúvidas referente a palavra casamento, é preferivel, FICAR. Sexo, amor e tchau … tchau …com isso a mulher procura algo como o seu principe encantado que deixa de existir a cada dia, pois a própria mulher hoje tenta disputar com o homem em tudo e nunca terá o mesmo patamar, se denigre socialmente e intelectualmente deixando de ser objeto de desejo para passar a ser objeto de uso descartável por um homem.
    A mulher hoje se impõe com base em falsos cliches sociais e cada vez mais cai se alto rebaixa desnecessariamente.
    Não exite atraz de um grande homem uma grande mulher e sim ao lado de um grande homem existe uma grande mulher.
    Quando casamos os dois perdem a independencia pois, dependem de alguma forma um do outro e logo existirá uma terceira pessoa que dependerá dos dois.
    A mulher foi feita do homem, segundo a crença cristã, uma parte dele. Então porque se rebelar contra si mesmo ???

  6. CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA disse:

    Na minha opinião, as mulheres pedem mais divórcio, por não suportar os maus tratos que sofrem dos maridos, principalmente quando ela é uma mulher inteligente e não sofre do masoquismo.
    Alei não favorece nada em uma separação, ela apenas faz a sua obrigação.
    Não.Divórcio, não favorece nem A, nem B, ele dessestrutura uma pequena sociedade.

  7. Itamar disse:

    É comum a mulher reclamar de falta de afeto, carinho, romantismo e etc…mas:
    Nunca dão o que tanto cobra. Então o que fazer ?
    É sabido que todo começo de relacionamento(de ambas as partes), é comum o afeto e trocas de promessas. Isso ao longo dos anos parece perder o glamour!! e como dis o ditado: De acordo com a moeda é o troco!
    Isso traz conseqüências diversas (brigas, desconfianças e até traições),inevitavelmente a separação. Já me deparei com solitárias acima dos 40 que se arrependeram e acreditam que se tivessem a cabeça madura, teriam sustentado a união! Muitas dizem não tolerar o ronco, os maus costumes as vezes a ignorância daquele que a amou ao ponto de ter la por esposa mas, aguenta assédio, humilhações e descaso do mundo lá fora! Isso é fato !! O que houve ? Na verdade acabou o amor e ai meu amigos vem a intolerância, insubordinação, e a procura pelo seu princepe que virou sapo justificada por uma desculpa qualquer.
    Estou relatando meu parecer pela minha própria vida. Não foram nossos defeitos que somaram ao longo dos anos, foi a ausência do amor que fez notória o fracasso de duas vidas!

  8. Kadú disse:

    Na minha opiniao, sim, elas pedem mais divorcio que os homens. Isto, remete ao fato de paqueria e conquista, pq eh quando tudo inicia. Em aguns momento sao por parte da mulher q comessa uma relaçao, mais nao a maioria, cabe ao homem busca-la, em formas de carinho, atemçao e preocupaçao, pra q assim ela se mantenha ligada a ele. neste meio tempo, ha mulher jah se sente cuidada e amanda; no entao, comessa a ter uma transformaçao, ela deixa de ser a pessoa q recebe carinho e, passa a copra quando nao lhe dado. com isto, os homens ficam acomodados e nao pedem o divorcio.

  9. Peter Pablo Delfim disse:

    Se, existe esse centro, a mulher é o centro do universo. O homem estando em desvantagem, desde o início dos tempos tentou então mudar a força éssa condição. E inventaram todos os tipos de regras, usos e costumes e o raio a quatro para segurar a mulher. Apoiaram teorias as mais estapafurdias e imbecis possíveis para diminuir o papel da mulher até em seus princípios básicos como ser humano. Apoiaram efusivamente outras mulheres menos inteligentes em suas asneiras e desastradas campanhas promovendo o sucesso destas no intento de desclassificar a mulher. Deu no que deu. Homem não vive sem mulher e a mulher decidiu que o homem será dispensado se éla já não gostar tanto dêle. Então é separar e separar legalmente o que significa na justiça onde invariavelmente éla sai com tudo o que é dêle e mais uma pensão. Começa então uma nova etapa onde não tem éssa de macho alfa. Tem mesmo é de fêmea alfa que escolhe quantos machos quizer pois os homens continuarão correndo atraz das mulheres. Homem hoje é só para fazer filho (a ciência diz até daqui a pouco), pagar conta, pensão, servir sexo e falar pouco. É bom pensarem nisso de forma mais séria. É uma vingança pelos séculos de opressão. Homem não tem e nunca teve como competir com a mulher a não ser pela força e intimidação. Estão pagando pela estória que criaram de “sexo fragil”.

  10. Pedro Barbosa disse:

    As mulheres pedem o divorcio, quando conquistam sua independência financeira.
    sem duvida as mulheres são favorecidas em tudo, quase sempre são vista como ,vítimas.
    No divorcio elas sempre levam a melhor.

  11. fatima disse:

    Acredito que nós quando vemos que o relacionamento está se arrastando,o amor não é correspondido,decidimos tomar uma atitude .Sendo a separação a melhor opção.

  12. VAN disse:

    Antigamente, a mulher aceitava a traição como uma coisa normal do homem,como se fizesse parte do casamento o homem ter outra fora do lar.
    Hoje com os avanços femininos e a igualdade de ambos, a mulher não aceita mais essa forma de pensar.Eu acho que a lei não favorece a separação e nem as mulheres são mais beneficiadas com o divorcio.O divorcio não favorece nenhum dos dois na realidade,pelo contrario, um casamento desfeito acarreta transtornos financeiros,psicológicos e emocionais.Se houver filhos mais complicado fica a situação,tanto para o homem quanto para a mulher,até porque a modernidade de hoje não dissipa o prejuizo emocional que se instala nos filhos até que eles assimilem a separação.
    A mulher de hoje tem liberdade de escolha,de expressão,se posicionou no mercado de trabalho onde muitas vezes,se sai melhor que o homem.
    Adquiriu independencia e não consegue mais ter a postura de submissão que a sociedade,a educação de antigamente exigia.
    Eu falo da mulher feminina,inteligente,que luta pela realização dos seus projetos e também por seus ideais como mulher,demonstrando que pode e deve ter os mesmos direitos do homem dentro da sociedade.Não falo aqui da mulher feminista que se expõe ao ridículo,que ao invés,de igualdade almeja uma concorrência medíocre com os homens.
    Hoje a mulher não empurra um casamento,por qualquer que seja o motivo,nem se anula ao lado do homem,nem mesmo em nome dos filhos,até porque,a mulher tem um potencial muito maior para ser Pai e Mãe do que o homem para ser Mãe.
    Uma separação que antes seria alvo de escandalos na sociedade,na família e até mesmo porque a mulher dependia do homem para o seu sustento ou dos filhos,creio eu que se deva a isso o alto índice de pedido de divorcio por mulheres ja não há mais o que temer.
    A mudança de comportamento da mulher de ontem com a mulher de hoje,mostra sua evolução em todos os setores da vida dentro da sociedade.
    E só resta aos homens juntar-se ao conformismo daquele frances,que dizia:Não posso negar o direito de igualdade da mulher,mas posso dizer que entre um homem e uma mulher existe ainda uma “pequena diferença” “E VIVE LA DIFFERENCE!”

  13. Rosirene Andrade disse:

    Certa vez li, que nós mulheres, não importando a idade, ou tempo de casamento, sentimos falta de beijos demorados, aqueles dados em pé,onde o corpo todo fala, onde nos falta o ar e inicia toda uma história.
    Acho que o problema que envolve tantos divórcios se dá pela ilusão que necessitamos de nos sentirmos amadas, desejadas e apaixonadas.
    É sabido que mesmo um casamento bom,com fidelidade, carinho, compreensão e parceria, lida com essas insatisfações femininas. No momento em que saímos de casa em busca de novos horizontes, principalmente profissionais, nos colocamos na vitrine da vida. Onde passam pessoas interessantes, fatos novos, desafios e também atrações sexuais.
    Para um casamento durar é preciso estar constantemente atento a necessidade individual de cada um, dos homens também, afinal eles também buscam satisfação a dois. Sabemos que o casamento é feito por duas pessoas diferentes, com histórias diferentes, mas que desejam partilhar de um mesmo objetivo. No momento em que as coisas se tornam tão individuais a ponto de não importar mais a relação a dois, tudo se desfaz. Existe amparo legal,e creio sim, que as mulheres preferem viver um novo romance,do que ficar escondida atras de fantasias, afim de manter uma relação muitas vezes já desgastada.
    Novos tempos de pensamentos e atitudes, mas ao meu redor ainda vejo as pessoas sairem em busca de algo que as complete, e as vejo retornar um tempo depois à segurança e companheirismo já vivido com seu ex parceiro.

  14. Manassés Alves da Silva disse:

    Já como subtende-se que a mulher não separa bem a diferença de Lealdade e Fidelidade, fica mais fácil entender a razão de serem maioria na iniciativa do pedido de divórcio.

  15. Romulo disse:

    Nos dias atuais a separaçao se tornou para as mulheres um ótimo negocio. Para burlar esse favorecimento “femenino” futuro, muitos homens a maioria endinheirada opta pela vasectomia e substitui o casamento pelo contrato. vivendo ao meu lado usufruirá de tudo que eu tenho separando terá apenas o que o contrato estipular.

  16. OTal disse:

    Artigo deveras discriminatório.

    Homens com mentalidade do passado? O homem é o impulso do futuro! E assim vai continuar a ser apesar dos esforços políticas para tornar o mundo mais igual. Está na genética do homem e é inegável. O homem é feito para competir e conquistar.

    E também outra coisa, as mulheres são ainda mais propensas às bebidas, drogas e infidelidade. Talvez consultar outros estudos não faça mal nenhum à equipa de redacção.

  17. bruno disse:

    o mundo é individualista,casar hoje é tão difícil como ganhar 1 milhão de reais achar a pessoas certa é mais difícil ainda,imagine casar com a pessoa que você achava que era a certa,mas na verdade é errada?vê as novelas né se nas novelas não dá imagina na real?!

  18. luiz disse:

    DESDE O PRÍNCIPIO A MULHER QUER TER DOMÍNIO SOBRE O HOMEM – ILUDINDO AOS HOMENS PARA FAZEREM AS SUAS VONTADES E VEIO AS CONSEQUÊNCIAS AOS DOIS – COMEÇOU COM ADÃO E EVA LEIAM GÊNESIS 3-16 . E A MULHER DISSE: MUTIPLICAREI SOBREMODO OS SOFRIMENTOS DA TUA GRAVIDEZ; EM MEIO DE DORES DARÁS À LUZ FILHOS; O TEU ”DESEJO” SERÁ PARA O TEU MARIDO, E ELE TE GOVERNARA.
    DESDE MUITO TEMPO ELAS QUEREM GONVERNAR O MARIDO, MAS DEUS DEIXO PARA O HOMEM E HOJE EM DIA ELAS NÃO ACEITAM E PREFEREM O DIVÓRCIO. SE VAI CASAR COM A INTENÇÃO DE SE SEPARAR POIS NÃO CASE, POIS O CASAMENTO É ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE. MAS UMA VEZ ESTÁ INDO CONTRA A VONTADE DE DEUS.

  19. Paulo Vitor disse:

    O divórcio é uma doença social.

  20. JRJJ disse:

    Que especialidade é esta? Onde homem está estigmatizado como obsoleto? Onde o conto de fadas do príncipe encantado é real? Onde a idade é prerrogativa para viver “aventuras”. Quais conceitos se atribue à família? Penso que este afã de busca é a mais pura expressão da insatisfação da mulher,sim, pois estão atribuindo a elas uma busca por uma ilusão, uma busca pelo eterno estado de não plenitude, de seguir a correnteza ou deixar-se ser submetida à gravidade . Pois então, é difícil amadurecer….

  21. ed disse:

    Quantos bons homens sofreram com essas separações e elas estão tornando cada vez mais comum…Mais na prática elas sempre querem um homem para ajuda-las…já que querem independência que assuma o ônus de sustentar uma casa de pagar todas as contas e de trabalhar pesado, afinal somos iguais. O homem precisa aprender a cozinhar(se não souber paga comida), aprender a limpar(se puder pague alguém), maquina de lavar(uma maravilha), e um carrinho
    para passear….tenho certeza que feito isso não irá sentir falte uma esposa. Meu amigo, casar é ser espoliado na nos seus bens, nos seus projetos e esforços, as mulheres querem muito do marido e se doam tão pouco. As meninas foram educadas para serem princesas e ouvem tanto isso que acreditam que são especias, são sonhadoras, não sabem o custo de uma vida de trabalho duro. A exceção são as mulheres que são chefes dos seus lares e criaram seus filhos sem ajuda de homens. Essa é a realidade a sociedade, e os costumes mudaram, a instituição “homem” tem que mudar também…Eu tenho 48 anos, tenho bom emprego de carreira, vou casar para quê? Já casei. Hoje casar nem pensar!!!! Vou aonde quero faço o que bem entendo…Uma boa namorada(que não quer casar) é melhor que muita esposa por ai….cada um na sua casa, cada um com as suas contas…

  22. Conservador jovem disse:

    Desculpe a sra. Teresa, mas ela fez declarações de meias verdades. Em parte tem razão quanto ao casamento não ser mais uma imposição à mulher, e nunca deveria ser, mas o fato é que muitas tomam a iniciativa e depois se arrependem. Na maioria das vezes o estrago está feito. O divórcio destrói famílias e não é bom. E o fato de o casamento não ser mais uma imposição e o divorcio não ser mais considerado “feio” para mulher, deveria ser mais um fator para não se divorciar. Ninguém mais casa obrigado. Claro, estou falando nos casos de apenas falta de diálogo e distanciamento naturais. A matéria, portanto, foi tendenciosa ao feminismo que, ao meu ver, destruiu os virtuosos valores femininos.

  23. Lya disse:

    Atualmente, as mulheres deixaram a insegurança de “ficar só” , porque perderam muitos mitos de antigamente, onde a mulher divorciada era marcada pela sociedade e coisa e tal.
    Os casamentos não são mais duradouras, “ficou normal” para a família, filhos e a sociedade aceitarem a separação.

    As divergências de personalidade do casal, a independência financeira feminina, as responsabilidades multifuncionais da mulher, a carência de afetividade e cordialidade entre ambos, a Infidelidade crescente, vem contribuindo para os naufrágios dos relacionamentos.

    Então, a mulher de hoje “chuta o balde mesmo”, não tolera desaforo, quer dividir as responsabilidades domésticas que antes era atribuição exclusiva nossa, por isso o divórcio após os 40 anos cresceu muito. A mulher está a procura de um relacionamento prazeroso, que somem, gere tranquilidade e segurança. Sentiu “algo no ar”, pede esclarecimentos e não tem medo de ” ficar só”, vai tentar até achar.

    Quanto a separação proteger a mulher, acho que se tiver filhos, há sim uma proteção em função da segurança dos filhos para garantir a moradia, educação, alimentação.

    Confesso, que quando a mulher sai do primeiro casamento, que foi construído de sonhos e “para sempre”, a separação no segundo relacionamento é mais fácil, rápido sem muita complicação, pois o segundo, não tem mais aqueles sonhos, tem mais realidade.

    Lia

  24. Ludwig Von Drake disse:

    Difícil responder porque a pesquisa faz várias inferências equivocadas. Uma delas insinua que o homem é mais propenso à traição: é sabido que um homem médio coleciona várias aventuras ao longo da vida. Ora, se a proporção na sociedade entre homens e mulheres tende ao equilíbrio, então a mulher média é mais propensa à infidelidade e a promiscuidade que o homem.

  25. vitor disse:

    Tanto a mulher como o homem! casam-se para ser companheiros! quando deixam de ser, viram dois irresponsáveis vagabundos destruidores de filhos!

    São egoistas e covardes!não são felizes e fazem os filhos infelizes e suas posteriores gerações!
    Arrebentam a árvore genealógica! E jamais serão felizes em outros relacionamentos!

    Esse é o resultado de quem não aceita DEUS em suas vidas!

  26. Sodré Neto disse:

    Quem tem filhos e os ama, e os assiste longe, sabe amargamente que o pior casamento ainda é melhor que o divorcio, contudo nesta vida de aprendizados, reconhecemos isso as vezes tarde demais. Os casais entram no primeiro casamento cheio de sonhos e expectativas positivas, ao mesmo tempo que sem a mínima experiência para poder superar as imensas dificuldades da convivência a dois. Temos cursos de matemática e de biologia, para aprender até sobre o ciclo menstrual da formiga, mas não temos cursos e metodologias de como manter um casamento feliz.

    Além de alguns ítens já citados no artigo como leis operando em favor ou não do divorcio, temos que destacar que o relacionamento homem/mulher não é nada fácil, pois envolve dois universos psicofisiológicos bem diferentes, que cobram atitudes bem iguais um do outro, pois o melhor sistema de coisas sempre será “o meu”.

    Um outro fator é que o defeito de cada um ganha maior destaque na mente do outro , o ser humano em geral vai acumulando pedras e acusações ao longo de sua vida de descoberta de qualidades e defeitos do outro. Nossa historia e nosso “jornal nacional” como casal vai tendo as piores noticias em destaque.

    Também a independência financeira da mulher, que se adapta mais pacientemente a regras do sistema com maior facilidade, galga níveis universitários em maior proporção que o homem, possui mais oportunidade e opções no mercado de trabalho onde fica exposta ao assédio sexual, associada ao desemprego do homem que perde cada vez mais seu papel de provedor, parece ser uma forte causa.

    Diante destas e outras causas prováveis , só muita oração, vigilância e esforço, se exige de um casal moderno, para poder superar tais situações estimuladoras, mas com certeza, assim como o ambiente fabrica o gelo, nosso contexto fabrica mais separações que uniões e/ou casamentos, resultando que hoje em dia está mais fácil você encontrar quem já se separou ou divorciou dezenas de vezes, do que um casamento que seja apenas de cartório.

  27. JOSE ENOQUE DE MELO SILVA disse:

    AS MULHERES PEDEM MAIS DIVORCIO POIS ELA SÃO MAIS FRACAS EMOCIONAIS DO QUE OS HOMENS. PELO MESMO MOTIVO POR OS HOMENS SÃO OS QUE VÃO SE ALISTAR PRA GUERRA UÉ !!

  28. JOSE ENOQUE DE MELO SILVA disse:

    SIM A LEI PODE FAVORECER SIM, NA BÍBLIA ESTA ESCRITO QUE OS HOMENS PECAM CONTRA A LEI DE DEUS TENDO UMA LEI POR PRETEXTO.

  29. JOSE ENOQUE DE MELO SILVA disse:

    AS MULHERES SÃO BENEFICIADAS COM A SEPARAÇÃO MAS SÃO AS QUE TAMBÉM CAUSAM MAIS DESGRAÇAS POR SUA RESPONSABILIDADE COMO MÃE PREJUDICAM O EMOCIONAL DOS FILHOS PARENTES IRMÃOS DE IGREJA, PROFESSORES, PASTORES.
    ESTE MUNDO É UMA GUERRA CONSTANTE MINHA MÃE COM A SEPARAÇÃO DE MEU PAI TEVE MAIS PAZ. MAS NÃO CASOU COM OUTRO HOMEM . MAS POR OUTRO LADO OS FILHOS PUDERAM TER UM LAR TRANQUILO MAS AFETADOS EMOCIONALMENTE. SEM A FIGURA MASCULINA.

  30. Neri disse:

    Meu Deus, a resposta obviamente se resume em “leis absurdas que defendem apenas a mulher”….simples, por isso atualmente se tornou tao fácil a separação por parte delas…separa casa com outro…e assim vai, em um ciclo vicioso que só termina quando a s pelancas aparecem…fim do casamento e família……fim da sociedade decente, dando asas a promiscuidade total, que de fato comprovado esta sendo feito em grande parte pelo “feminismo”….feminismo que de nada contribuiu para a sociedade ate hoje, colocou a massa de manobra feminina para votar neles próprios, usa as idiotas uteis para aumentar seus lucros, e elas se viram contra a família, marido e filhos para defender quem nem se conhece….triste, mas real!

  31. Rafael Aloisio disse:

    Muito simples. Se a mulher fosse condenada a ver os filhos a cada duas semanas (ou menos se o ex resolvesse infernizar a sua vida), pagar pensão pro ex enquanto tem que se virar para conseguir se sustentar com o resto que sobrou, eu APOSTO que elas não ficariam tão propensas a pedir o divórcio. A única vantagem de um casamento para um homem hoje é que, como um útero artificial ainda não foi inventado, é necessário correr esse risco se você quiser ter filhos biológicos. Quando eu vejo um cara se casando pela segunda vez, fico de boca aberta com tamanha burrice.

  32. Juli disse:

    As mulheres se separam porque nao suportam mais convivercom os maridos machistas e que querem faze-las de empregadas.
    As mulheres se separam pq os homens batem, maltratam, traem, exploram.
    As mulheres se separam porque querem voltar a respirar e serem donas das proprias vidas.
    As mulheres se separam porque ninguem e obrigado a ficar com ninguem para sempre, se for infeliz.
    As mulheres se separam porque ser infeliz e mto pior que morrer.

  33. Ismael disse:

    Na minha vida me casei com 17 anos a ex gravida e vivia numa condiçao de pobreza. Eu sai de casa aos 16 anos sem trabalho e sem esperanças.Apos 2 filhos formados na faculdade casa propria e 6 casas de alugueis conquistadas para garantir o futuro da estrutura que fizemos ela começou a trabalhar, mudou trasticamente os pensamentos e foi embora.Eu acho que as mulheres desistem muito facil da familia.Vivem uma fantasia do principe e precisam reavaliar seriamente se querem ou nao entrar numa relaçao.O homem nao deve mais se casar.O casamento faliu como sistema de vida.Quem se casa esta fadado a separaçao dolorosa.Homens fujam do casamento.Custa caro e no final sobra reclamaçao e tristeza.Nos homens nos preocupamos em estruturar a familia e o futuro dos filhos e as mulheres se preocupam em serem independentes.Entao se virem desde o ir icio e parem de destruir sonhos de uma familia.Voces nao tem mais estrutura para viver uma vida tradicional.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *