Início » Sem categoria » Para Rumsfeld, Bush não soube comandar
Guerra do Iraque

Para Rumsfeld, Bush não soube comandar

Grande falha de Bush teria sido a falta de decisões claras sobre o comando de guerra e sobre a estratégia da ocupação

Para Rumsfeld, Bush não soube comandar
Ex-secretário norte-americano de Defesa Donald Rumsfeld (Fonte: AP)

Deve sair na próxima semana nos EUA a autobiografia do ex-secretário norte-americano de Defesa Donald Rumsfeld, o homem que, para ajudar Bush a invadir o Iraque, chegou a dizer na época sobre as supostas armas de destruição em massa de Saddam Hussein: “Sabemos onde elas estão”. As armas nunca foram encontradas.

No livro, ao qual o Washington Post teve acesso antes da publicação oficial, Rumsfeld afirma porém que não tem grandes arrependimentos, e acusa George W. Bush de ser o responsável pelos erros cometidos na invasão do Iraque. A grande falha de Bush teria sido a falta de decisões claras sobre o comando de guerra e sobre a estratégia da ocupação.

Invasão valeu a pena

Rumsfeld diz que a área de segurança nacional dos EUA nos anos Bush foi marcada por decisões incoerentes e por uma política à deriva. O Conselho de Segurança Nacional, afirma, estava dilacerado pelas tensões entre o Pentágono e o Departamento de Defesa, e a escolha entre duas estratégias diferentes para o Iraque — entrega do poder rapidamente aos iraquianos ou transição lenta e gradual — jamais foi feita com clareza, o que caberia ao presidente fazer.

Apesar de tudo, Rumsfeld considera que a invasão do Iraque valeu a pena. Ele avalia que se Saddam continuasse no poder o Oriente Médio “seria muito mais perigoso do que é hoje”.

Leia mais:

A redenção frustrada de George W. Bush

Fontes:
Washington Post - Rumsfeld remains largely unapologetic in memoir

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. WILLIAM GURZONI disse:

    Acredito G. W. BUCH , foi o presidente americano mais decidido apos a 2a. Guerra Mundial e fez o que deveria ter feito, segundo ,as intençoes americanas por causa da 1a. Guerra do Golfo entre Ira x Iraque e contra Israel. Hoje a bola da vez , Irã e Afeganistao , por causa da represalias a Russia e Turquia , e a perseguiçao ao Islã , somente , uma franca ameaça ao Oriente. A China parceiro comercial , deixaram os Bric`s , para aliar-se ao EUA . E tudo que a America pode oferecer a comprar ou seja , o velho EUA , manda ainda no Mundo , nao sabemos ate quando ?

  2. Rogerio disse:

    O Srs. Busch, Rumsfeld e cia. me parece com auqles loucos nazistas que ocuparam o Reichstag em 1936. Um bando de loucos, bêbados, homosexuais e psicopatas. Se houvesse realmente justiça no mundo, o Sr. Busch estarei no banco de Réus para ser julgado por crimes de guerra.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *