Início » Sem categoria » Salões entram em campanha contra vazamento nos EUA
Solidariedade

Salões entram em campanha contra vazamento nos EUA

Iniciativa de ONG para limpeza de vazamento de óleo atrai brasileiros. Por Layse Ventura

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Salões de beleza no Rio de Janeiro estão coletando cabelo para ajudar na limpeza de vazamento de óleo no Golfo do México. A ação faz parte da campanha da ONG norte-americana “Matter of Trust”. Segundo a entidade, mais de 370 mil salões de países como Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Austrália e Canadá aderiram à campanha.

Cerca de 200 mil quilos de cabelo e pelos estão chegando todos os dias para ajudar a conter o vazamento. E são mais de 950 mil litros de petróleo despejados diariamente desde a explosão do poço, no dia 20 de abril.

No Rio de Janeiro, salões que estão ajudando a iniciativa reconhecem a importância da ação. “É claro que o cabelo não vai conter todo o óleo, mas é uma boa ajuda. É uma forma gratuita e ecológica de conter o dano”, disse a assessoria do Walter Coiffeur ao Opinião e Notícia.

Já o salão Werner Coiffeur já conseguiu reunir 50 quilos de cabelo. “Os clientes estão super contentes em saber que o salão está envolvido na campanha”, afirmou a assessoria de comunicação do estabelecimento. “Achamos interessante porque nunca tivemos destino para os cabelos cortados. E agora estamos felizes por estar contribuindo para uma boa causa”, completa.

Como funciona

O cabelo é um material completamente eficiente na absorção de todos os tipos de óleo, incluindo o petróleo. Cada cutícula do cabelo tem uma grande área de superfície à qual o óleo se adere.

cabelo procedimento

cabelo procedimento

Para absorver o óleo, voluntários estão colocando o cabelo dentro de meias de náilon, formando “salsichas de cabelo”. A ideia é colocar estas meias nas praias como forma de absorver o óleo que chegar à areia dos estados vizinhos – Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida.


Como doar

A “Matter of Trust” fica localizada em São Francisco, Califórnia. Para doar, é necessário entrar no site www.matteroftrust.org e preencher um formulário. No momento, eles estão pedindo para os doadores guardarem o estoque de cabelo em uma caixa e aguardar enquanto eles liberam espaço nos 15 depósitos deles. Eles informam que estão precisando de mais náilon reciclado e de doações em dinheiro.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Markut disse:

    Isto é simplesmente ridículo e representa uma demagogia barata e oportunista.
    Não se sabe qual será o verdadeiro destino dessa contribuição, considerando o valor que o cabelo humano tem para a indústria das perucas.
    Por outro lado, o momento é de avaliar em profundidade o que há de verdadeiro atrás dessa suposta incapacidade de conter o vazamento.
    Aparentemente, BP e poder público americano relutam en adotar a única e radical solução que seria a oclusão do vazamento subaquático, o que representa grandes prejuizos comerciais, mas um indispensavel benefício para a questão ambiental do planeta, para a qual, aparentemente, o violento jogo de interesses imediatistas está se lixando.

  2. tuttygualberto disse:

    Eu achei uma ideia fantástica. Tudo natural e biodegradável. Muito boa a solução.
    Com certeza não vai limpar tudo mas uma grande parte.

  3. tamara farias disse:

    Eu acho uma ideia maravilhosa,tudo que se pode fazer para diminuir o vasamento e a poluição,e fantastico. Uma coisa que não precisaria se o ser humano não poluirse.

  4. Lia disse:

    Se eles não vederem esses cabelos para empresas multinacionais que utilizam cabelo para obter aminoácido, como a Ajinomoto por exemplo, e derem o destino certo já está bom.

  5. ANNA disse:

    PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPAM DESSA CAMPANHA!SE ELA FOR REALMENTE VERDADEIRA IREI ME INFORMAR PARA PODER COLABORAR COM NOSSO PAÍS! PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES SOBRE O CABELO, EU SINCERAMENTE NÃO ADQUIRIA ESSA INFORMAÇÃO! MAIS UMA VEZS.. PARABÉNS A TODOS!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *