Início » Sem categoria » Segue a polêmica em torno de “Lula, o Filho do Brasil”
Cinema e política

Segue a polêmica em torno de “Lula, o Filho do Brasil”

Segue a polêmica em torno de “Lula, o Filho do Brasil”
Muitos acreditam que o filme pode ajudar a campanha de Dilma Rousseff (Fonte: Veja)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A revista Veja desta semana traz em sua capa uma matéria especial sobre o filme que estreia no começo de 2010 e que vem gerando debate no país.

Trata-se de “um projeto de endeusamento do presidente”, afirma a Veja. A revista ressalta que, às vésperas das eleições presidenciais de 2010, o filme — que tem duas horas de duração — entra na categoria de propaganda política.

A revista faz uma ressalva sobre a trajetória do presidente, afirmando que Lula tem uma “bela história de vida” e que “é um presidente da República eficiente e amado”, mas acredita que Lula só tem a perder caso deixe se transformar em um mito vivo.

Ainda de acordo com a Veja, “Lula, o Filho do Brasil” é fraco como cinema e traz um apelo emocional. Além disso, a revista ressalta que o filme foi patrocinado e apoiado por um grupo de empresas cuja maioria teria negócios com o governo, como AmBev, Camargo Corrêa e Volkswagen.

Fontes:
Revista Veja - Brasil: A construção de um mito

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

26 Opiniões

  1. Jony disse:

    Essa é mais uma demonstração de neopopulismo…

  2. Ewerton disse:

    A veja e Isto é deveriam parar de ser do contra em tudo e correr atrás de notícias que façam bem aos brasileiros.

  3. Ed Félix disse:

    É lamentável que pessoas altamente respeitadas do cinema brasileiro, através da cultura, do cinema, estejam disseminando uma campanha política velada. Esse tipo de atitude só se via no Regime Militar. Como disse certa vez o mestre Millôr Fernandes: “Gran Circo Brasil: meia dúzia de trapezistas e quase duzentos millhões de palhaços”. Decididamente o Brasil não é um país sério

  4. Val disse:

    O Lula realmente é um dos melhores presidentes que o Brasil já teve e pronto!!!!Quem é que não gosta de falar de seus êxitos? PARABÉNS LULA. PARABÉNS BRASIL.

  5. Karina D'Carla disse:

    O PÃO já era dado (através dos programas assistenciais). Faltava o CIRCO. Roma é aqui.

  6. Charles Goodwell disse:

    Ora, ora.
    Um espertalhão descobre que pode arrancar dinheiro das empresas chegadas no governo propondo um projeto artístico que consiste única e exclusivamente em puxasaquear o presidente. Como se trata de um personagem molieresco, um molusco cefalópode que adora a lisonja de sua própria ignorância, naturalmente que não se opõe a iniciativa, pois lhe falta a compostura que deveria ser natural aos chefes de Estado, mas não a ele e como ninguém pode dizer não ao governo, então a grana corre solta para a mão dos picaretas do cinema nacional. Espero que o tiro saia pela culatra e o povo vaie este filme como costumava fazer antigamente nas propagandas da ditadura.

  7. Val disse:

    FAZER O QUÊ SE A VISÃO É CURTA CARA CARINA

  8. EDSON disse:

    A esperança venceu o mêdo,graças ao presidente LULA e ao seu governo,que devolveu a auta estíma,o sorriso e a alegria de viver aos brasileiros.LULA consegui a proeza de ser popular não sendo populista,é por estes e outros feitos que afirmo sem nenhuma dúvida queo nosso presidente LULA tornou-se o maior e mais produtivo presidente do Brasil,de todos os tempos.Viva o “LULA O FILHO DO BRASIL”.

  9. renato disse:

    Quem gostava de fazer filmes exaltando o govêrno e seus líderes era o Dr. Goebels

  10. luiz antonio vieira barbi disse:

    LA ESTAO NA FOTO O LULA E A PRESIDENTE DILMA!! CLARO DEMAIS QUE ESTE FILME E PURAMENTE POLITICO…CLARO DEMAIS QUE NAO VAI AJUDAR A DILMA 2010 UMA VEZ Q

  11. LINDIMARIO DIAS CUNHA disse:

    MUITO BEM PRESIDENTE. O SENHOR E UM HOMEM MUITO INTELIGENTE.NA MAO E NA PALMA DA MAO. DAQUI PTA FRENTE E SO ALEGRIA.O MAIOR PRESIDENTE QUE A HISTORIA,DO BRASIL JA ESCREVEU, DE TODOS OS TEMPOS.LULA DO POVO, LULA DA GENTE, LULA OUTRA VEZ PRESIDENTE.DEUS TE ABENCOE GRANDISSISSIMAMENTE.

  12. Markut disse:

    É triste constatar que o incensamento programado repete técnicas e estratégias de conquista e manutenção do poder ,já há muito conhecidas, quase sempre descambando para a fabricação de mitos, faceis de enfiar goela abaixo de uma massa eleitoral desinformada e anestesiada e, naturalmente, financiadas por grupos econômicos, altamente interessados na manutenção do “status quo”

  13. Antonio Campos Monteiro Neto disse:

    Só lamento que algumas cenas da cópia original foram cortadas. São elas:

    – A da estrela de Garanhuns, avistada no céu quando ele nasceu.
    – A da visita dos Coronéis Magos;
    – A da ocasião em que ele, em uma festa de casamento onde acabara a bebida, faz o milagre da transformação da água em cachaça.
    – A da ocasião em que ele, ainda menino, vai ao Templo ensinar os anciãos que “Nunca dantes nesse País…”.
    – A da Ultima Ceia do primeiro mandato, em que ele, ao lado de seus 12 Judas, teme que algum de seus discípulos seja secretamente honesto e o traia, confessando tudo à imprensa.

  14. Eurípedes disse:

    Lula sempre surpreendendo. Jogada de mestre essa do filme. Vivemos na sociedade do espetáculo e Lula está jogando muito bem com as peças do jogo. A história de vida do nosso presidente da república é fantástica. Um homem que saiu das fábricas – um proletário – e tornou-se o presidente de um dos países mais importantes do mundo, vale virar filme. E para quem pensava que estávamos destruindo o país entregando-o nas mãos de um homem simples e “ignorante”, provou-se o contrário. Sem subverter o statos quo, a Era Lula conseguiu fortalecer nossa economia, desenvolver importantes projetos sociais e impor-se no cenário internacional com soberania. Claro, não veio a mudança que muitos esperavam, mais radical, que implementasse modificações significativas na estrutura socio-econômica do país a partir de reformas de base, mas ponderando bem os riscos e possibilidades Lula manteve-se no poder e se impôs como um dos presidentes mais eficientes da nossa história. Desde 1964 o povo era negligenciado pelas políticas do governo e no fundo era visto como algo a ser controlado, como um perigo para o país – das elites. Daí o sucesso eleitoral de Lula que uns acusam de populismo: ele desenvolveu políticas que visam melhorar a condição dos mais necessitados e não ficou só na demagogia, de uma forma ou de outra, implementou-as. O bom resultado nas urnas e a popularidade do presidente vêm principalmente dessa fonte: o fazer pelo povo. Sabemos que não é o suficiente, que existe um acordo com as elites( garantia para certa estabilidade política) que impede uma verdadeira emancipação popular. Mais o populismo não é melhor que o neo-liberalismo?
    Com todos os prós e contras, o governo Lula é muito melhor em todos os sentidos que os governos de direita. De Castelo Branco a FHC o Brasil esteve na idade das trevas: o desenvolvimento econômico burro e entreguista desses governos, nos custou a perda da soberania, a concentração de renda, os possíveis avanços sociais e uma dívida externa absurda, ou seja, foi um grande fiasco.
    Portanto, digam o que quiserem do presidente, o critiquem a vontade – eu mesmo tenho várias críticas – mas o que não dá é para suportar a direita no poder novamente. UDN, ARENA e PSDB(o mais hipócrita) tiveram trajetórias históricas diferentes, vestiram mascaras diferentes, mas são farinha do mesmo saco. Qual quer coisa parecida com isso, não queremos nunca mais! Perder o que já foi conquistado seria uma lástima!
    A Veja dispensa comentário, não sei como ainda lê essa porcaria.
    Sei que um filme tem o poder de distorcer a verdade, mas já a muito vivemos sem verdade, essa é a grande fragilidade da democracia contemporânea: informações tendenciosas são colocadas como verdade(essa mesma, de uma complexidade que foge por completo ao entendimento da massa), de forma que o povo toma posição contra sí mesmo sem perceber: está aí esse bando de parasitas no congresso que não me deixam mentir. Então, melhor que essas não-verdades – guias da opinião pública – sejam proferidas também pelos que não representam o retorno, o conservadorismo, o elitismo, o entreguismo…
    Vai lá Lula! Não deixa esses caras voltarem!

  15. LINDIMARIO DIAS CUNHA disse:

    E NA PALMA DA MAO,E NA PALMA DA MAO. LULA TUDO ESTA NA PALMA DA MAO,FILHO QUERIDO DO BRASIL.HOMEM DO POVO,QUE BUSCOU AQUILO QUE MAIS QUERIA SER PRESIDENTE DO BRASIL. O BRASIL HOJE E UM PAIS DE RESPEITO CONHECIDO,E RECONHECIDO MUDIALMENTE.TUDO ISSO DAR-SE AO PARTIDO DOS TRABALHADORES, PARTIDO DO PRESIDENTE LULA.FORÇA DO POVO, LULA DE NOVO, POR TANTAS OUTRAS VEZES.DEUS ESTA CONTIGO E A VOZ DO POVO, E A VOZ DE DEUS.DEUS TE ABENCOE GRANDISSISSIMAMENTE, LULA DO POVO, LULA DA GENTE,LULA OUTRA VEZ PRESIDENTE.

  16. CELSO RODRIGO BRANICIO disse:

    CAROS COLEGAS VEJA OS COMENTÁRIOS SOBRE ESTE FILME, QUE ESTÃO PASSANDO DE E-MAIL PARA E-MAIL NA INTERNET (DESCONHEÇO A AUTORIA, MAS SE BASEIA NESTA REPORTAGEM DA REVISTA VEJA), RECEBI UMA CÓPIA E COLOCO ABAIXO SEU CONTEÚDO, NÃO CONCORDO COM TUDO O QUE DIZEM, MAS BOA PARTE DE FATO É VERDADEIRA E NÃO HÁ COMO CONTESTAR.

    ———————————————-

    Lula, o Filho do Brasil” – VERDADES E INVENÇÕES DO FILME !!!

    REPASSANDO….

    A exemplo da Alemanha dos anos 30, está sendo aqui desenvolvida a imagem de um mito, a ser venerado pelo povo, que o elevará à presidência pérpetua, com amplos poderes ditatoriais. A oposição será arduamente reprimida e sufocada e o poder será exercido sem limites constitucionais. Assim gerou-se o regime nazista e Hitler, seu líder, que levou o mundo à catástrofe da II GM. O processo já está em plena marcha no nosso país, com a omissão da parcela esclarecida da população e a conivência plena dos políticos corruptos que o apoiam.
    Abraços.
    Amancio.

    Lula, o Filho do Brasil….

    O filme Lula, o Filho do Brasil faz parte de um projeto de bajulação e de endeusamento do atual presidente da República, o que, às vésperas das eleições de 2010, pode ser uma eficiente propaganda política.
    “Lula, o Filho do Brasil, a cinebiografia que estreará nos cinemas no começo do próximo ano, é o primeiro filme de ficção sobre a vida do presidente. A LC Barreto, responsável pelo projeto, enviará 500 cópias ao circuito comercial – o maior lançamento da história do cinema brasileiro. As centrais sindicais, como a CUT e a Força Sindical, planejam projetar a fita para espectadores das áreas mais pobres do país. Os trabalhadores sindicalizados poderão comprar ingressos subsidiados a 5 reais. As estimativas mais conservadoras indicam que, somente nas salas comerciais, 5 milhões de pessoas assistirão ao longa. É pouco diante do que se seguirá. O DVD do filme será lançado no dia 1º de maio, feriado do trabalhador. Em seguida, a Rede Globo levará a fita ao ar, editada como uma minissérie. Ao final, se essa ambiciosa estratégia de distribuição funcionar, Luiz Inácio, o homem que fez história, dará um salto rumo a Luiz Inácio, o mito. Esse mito paira acima do bem e do mal, mas estará dizendo o que é certo e o que é errado na campanha eleitoral de 2010. Por fazer parte de um projeto de beatificação do personagem com vista a servir de propaganda eleitoral disfarçada de entretenimento na próxima campanha, Lula, o Filho do Brasil parece coisa de marqueteiro.” (revista VEJA)
    Verdades e mentiras do filme
    Para fazer o filme, o diretor Fábio Barreto baseou-se nas histórias contidas em uma biografia do presidente Lula, escrita pela jornalista Denise Paraná. Claro que, no filme, o diretor, omitiu episódios da vida de Lula que pudesse apresentá-lo como um fraco, na verdade, como um ser humano comum, e pintou com tintas fortes o momentos em que Lula pode ser apresentado como herói, um ser perfeito. Veja alguns fatos citdos pela revista VEJA, em sua última edição.
    No filme – O pai de Lula lhe dá um tapa e,depois,avança para cima de Dona Lindu, mãe de Lula, mas é contido pelo filho, que esbraveja heroicamente com o pai: “Homem não bate em mulher”. O pai, envergonhado, abaixa as mãos.
    O fato – Na verdade, Lula, quando era criança, presenciou um acesso de fúria de seu Aristides, seu pai, que bateu em Dona Lindu, sua mãe, com uma mangueira. Lula também quase apanhou do pai, mas Dona Lindu impediu a agressão. Portanto, foi Dona Lindu que salvou o filho da surra, e não o inverso, como está no filme.
    No filme – Impressionada com o notável desempanho de Lula na escola, sua professora, Dona Terezinha, visita Dona Lindu e se oferece para adotar o menino “de papel passado”. Diz a professora: “A senhora não quer que ele seja alguém?”. Dona Lindu responde, com aquela altivez que só se vê em filme e novela: “Ele já é alguém. Ele é Luiz Inácio”. Que lindo! Tremenda mentira.
    O fato – Quando Lula ainda morava em Santos e cursava a 2.ª série primária, sua mãe, Dona Lindu, como todo brasileiro típico, que não sossega o facho em lugar nenhum, quis mudar-se para São Paulo. Dona Terezinha, a professora de Lula, apenas insinuou que adotaria o menino para que ele pudesse continuar os estudos em Santos. Dona Lindu não topou.
    No filme – Ao ver um linchamento de um diretor da fábrica, Lula diz ao irmão sindicalista: “Ele também é um trabalhador”.
    O fato – Durante uma greve, um diretor da fábrica atirou em um operário. Os grevistas, revoltados, o jogaram da janela e o espancaram com selvageria. Lula, que viu a cena, apenas comentou: “Eu achava que o pessoal estava fazendo justiça”.
    No filme – Lula, ao tomar conhecimento da existência de corrupção no Sindicato dos Metalúrgicos, fica indignado e cobra, veementemente, o afastamento do presidente da entidade.
    O fato – Não há nenhuma referência disso na biografia de Lula. A cena provavelmente foi inventada por Fábio Barreto para valorizar o protagonista.

    QUEM PAGOU PELO FILME?
    Vamos, agora, ao lado prático da coisa. Quem pagou por tudo isso? Segundo a revista VEJA, o filme foi patrocinado e apoiado por um grupo de empresas, a maioria delas com negócios com o governo, que doou 10,8 milhões de reais. Veja a relação abaixo.

    AmBev – Em 2005, o BNDES destinou 319 milhões de reais para a empresa de bebidas.
    Camargo Corrêa – A construtora participa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, tendo recebido, em 2008, 102,7 milhões de reais.
    CPFL Energia – O controle da distribuidora de energia está dividido entre a Camargo Corrêa, o BNDES e fundos de pensão de estatais.
    EBX – Os empréstimos feitos pelo BNDES às empresas de Eike Batista ultrapassam 3 bilhões de reais só neste ano.
    GDF Suez – A empresa faz parte do consórcio responsável pelas obras da hidrelétrica de Jirau e recebeu do BNDES empréstimo de 7,2 bilhões de reais.
    Grendene – O BNDES aprovou, em 2008, financiamento de 314 milhões de reais para a aquisição total do controle acionário da Calçados Azaléia pela Vulcabrás dos mesmos controladores da Grendene.
    Hyundai – Em 2007, o governo federal deu uma mãozinha para a implantação da fábrica da montadora em Goiás.
    Neoenergia – O Banco do Brasil e a Previ (fundo de pensão dos funcionários do BB) detêm, juntos, 61% da companhia. Em 2008, o BNDES aprovou crédito superior a 600 milhões de reais para a construção de usinas pelo grupo.
    OAS – Foi uma das financiadoras da campanha de reeleição de Lula. Participa das obras do PAC, tendo recebido, em 2007, 107 milhões de reais.
    Odebrecht – Venceu em 2007, em parceria com a estatal Furnas, a licitação para a construção da usina de Santo Antônio, no Rio Madeira. O valor do investimento foi definido em 9,5 bilhões de reais, com 75% do total financiado pelo BNDES.
    Oi – O BNDES aprovou, na semana passada, financiamento de 4,4 bilhões de reais, o maior valor já concedido para uma empresa de telecomunicações. Desde a aquisição da Brasil Telecom (BrT), bancos públicos já aprovaram empréstimos de mais de 11 bilhões de reais ao grupo Oi. O BNDES e a Previ têm participação no bloco de controle da companhia de telefonia.
    Volkswagen – Tem contrato com o governo para o programa Caminho da Escola para a renovação da frota de ônibus escolares. Em agosto, entregou o primeiro lote de 1?100 veículos, pelo qual recebeu 223 milhões de reais.

    Em janeiro, o filme deve estar em cartaz nos cinemas. Se você for o feliz beneficiado do BOLSA CINEMA, que o governo de Lula pretende implantar no ano que vem, poderá ver essa “superprodução” por um preço bem pequeno ou até de graça. Você poderá, também, aguardar o DVD, que deverá ser lançado em 2010. Mas não espere cópia pirata. Acho que ninguém vai ter coragem de piratear essa droga.
    Eu, de minha parte, não vou ver esse filme. Vou esperar a cinebiografia da Dilma, que deverá ser muito mais emocionante. Por exemplo, como será que vão reconstituiir no cinema a cena do roubo do cofre de Ademar de Barros? Vamos aguardar.

  17. Joelson disse:

    Vou assistir o Filme sobre a Vida de Lula pelo respeito ao Cidadão mundialmente reconhecido.

    Fatos:
    > Estabilidade econômica, e uma balança comercial superavitária;
    > Taxa de desemprego Baixa;
    > Sem FMI;
    > Inflação baixa;
    > Taxa Selic baixa;
    > Risco País Brasil menor, 211,00;
    > Abertura de novos mercados para exportação: Maior exportador mundial de ferro, café, soja,suco de laranja, carne bovina, frango, açúcar e etanol
    > etc

    “O Lula mandou muito bem e abriu a porta para quem sabe as negociações tomarem outro rumo”, disse Paulo Adário, um dos coordenadores do Greenpeace Brasil.

    “Foi constrangedor para os outros países. Mas, sinceramente, nós não esperávamos outra coisa de Lula”, afirmou Bourger. “Ele se destaca de todos os outros líderes com essa posição aberta ao diálogo, sem perder a firmeza e a determinação.”

    Popularidade de Lula alcança maior patamar
    De acordo com Datafolha, 72% das pessoas acham governo bom ou ótimo

    “Los Angeles Times” publicou uma reportagem sobre o filme que dispensou dinheiro público e ainda fez questão de deixar claro que “Lula, o filho do Brasil” não é baseado na trajetória política do presidente e sim na história de “um homem simples que superou a tragédia e negou as estatísticas”. A matéria diz ainda que “a vida de Lula se parece com uma obra de ficção e prova que qualquer brasileiro, mesmo sem curso superior, dinheiro ou apoio pode se tornar um homem extraordinário”.

    O prestigioso jornal Süddeutsche Zeitung se referiu a Lula como “superstar” em uma reportagem que afirma que o Brasil é festejado sob seu governo, como se só agora o país tivesse sido descoberto pelo resto do mundo.

    O jornal econômico Handelsblatt disse que Lula chega à Alemanha para conversar com a chanceler Angela Merkel “de igual para igual”.

    No artigo intitulado Lula não vem como pedinte, o periódico afirma que o Brasil é um país desejado pelos investidores, e que a líder alemã corteja, por isso, o país em nome do setor econômico alemão.

    Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma “nova terra do milagre econômico” que “ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante”.

    “Lula é muito popular no cenário internacional, todas as condições estão presentes para que ele atue como um líder”, disse Francisco Panizza, professor da London School of Economics (LSE).

    “Lula é muito popular no cenário internacional, todas as condições estão presentes para que ele atue como um líder”, disse Francisco Panizza, professor da London School of Economics (LSE).

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma das cem pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a revista “Time”. Na edição deste domingo, o publicação americana divulgou a lista e destacou Lula como “novo porta-voz do mundo em desenvolvimento”.

    Prêmios e Honrarias

    Grã-Cruz das Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito Aeronáutico, perpetuamente. Como Grão-Mestre destas ordens militares, automaticamente é condecorado com a Grã-Cruz;
    Grão-Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Ordem do Rio Branco. Como Grão-Mestre destas ordens, automaticamente é condecorado com o mais alto grau das mesmas, de forma perpétua;
    Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito. Como grão-mestre desta ordem, é automaticamente condecorado com o mais alto grau da mesma, de forma perpétua;
    Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário Militar;[38]
    Grã-Cruz da Ordem da Águia Asteca (México);
    Grã-Cruz da Ordem Real do Mérito (Noruega);
    Grã-Cruz da Ordem Amílcar Cabral (Cabo Verde);
    Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada (Portugal);
    Grã-Cruz da Legião do Mérito Francês (França);
    Grã-Cruz da Ordem da Estrela Equatorial (Gabão);[39]
    Grã-Cruz da Ordem de Omar Torrijos (Panamá);[40]
    Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito (Argélia);[41]
    Grande-Colar da Ordem da Liberdade (Portugal);[42]
    Grã-Cruz da Ordem de Boyacá (Colômbia);[43]
    Grão-Colar da Ordem do Elefante (Dinamarca);
    Grão-Colar da Ordem Real da Espada (Suécia);
    Grão-Colar da Ordem Marechal Francisco Solano López (Paraguai);[44]
    Grão-Colar da Ordem Nacional do Mérito (Equador);
    Grã-Cruz da Ordem da Estrela (Gana);
    Grão-Colar da Ordem da Inconfidência (Minas Gerais);[45]
    Grão-Colar da Ordem de Tiradentes (Minas Gerais);
    Grã-Cruz da Ordem do Mérito Aperipê (Sergipe);[46]
    Medalha do Mérito Marechal Floriano Peixoto (Alagoas);[45]
    Medalha do Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira;
    Medalha do Mérito Industrial do Brasil (Associação Brasileira de Indústria e Comércio);[47]
    Prêmio Príncipe de Astúrias (Espanha);
    Prêmio Amigo do Livro, da Câmara Brasileira do Livro;[48]
    Prêmio Internacional Don Quixote de la Mancha (Espanha);
    Doutor honoris causa pelas Universidade Federal da Bahia,[49] Universidade Federal de Pernambuco,[50] Universidade Federal de Montes Claros, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (École d’Hautes Études en Sciences Sociales, SciencePo), Universidade Duke (Estados Unidos), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e pela Fundação Oswaldo Cruz;
    Medalha de Ouro “Aliança Internacional Contra a Fome”, do Fundo das Nações Unidas contra a Fome.[51]
    Prêmio pela paz Félix Houphouët-Boigny da UNESCO, 2008.[52]

  18. Apolonio Prestes disse:

    O Joelson deve trabalhar na Secretaria de Comunicações da presidência, se não como saberia esses detalhes todos (se é que são verdadeiros)?

  19. EDSON disse:

    Quero dizer que concordo com o comentario do sr:EURIPEDES,e parabenizar o sr:JOELSON,pelas belisimas informaçoes expostas do nosso presidente LULA,e dizer que a história serva a poucos a oportunidade de produzir as grandes mudanças que marcam a vida de um povo.O Brasil já conheceu grandes lideranças,cuja atuação e condulta criaram novos paradigmas e alteraram o curso dos acontecimentos,fazendo o nosso Brasil avançar cada vêz mais entre esses NÃO esta FHC e outros,mas certamente LULA está.Com o nosso presidente LULA o Brasil vive um periodo intenso de progresso e de grandes realizações.LULA,nunca abandonou a luta pelo bem comum,a luta pelos direitos da população,priorizando sempre a dignidade humana,e acima de tudo têve a capacidade cristã de houvir o grito dos pobres.Não vai ser uma meia duzia de comentaristas e algunhuns jornalistas embusteiros que vão tentar manchar a biografia de um MITO.

  20. Renan disse:

    aiai.
    Ta doendo no cotovelo da Veja né!
    pra começar, NINGUÉM não falou nada quando fizeram a minissérie do JK. PAREM COM ESSE JORNALISMO MARROM PELO AMOR DE DEUS!

  21. Renan disse:

    OLHA O MIMIMI NACIONAL DA DIREITA CAPITALISTA AI GENTEEEE!!!

  22. VALTER zanim disse:

    COMO PODE ALGUNS COLEGAS ENDEUSAR O LULA? AGRADEÇA O PLANO REAL QUE COLOCOU O BRASIL NOS TRILHOS, OU SERA QUE SAO TODOS TONTOS O LULA FALA E TODOS ACREDITAM. SE A MAIOR CORRUPSAO DA HISTORIA FOI NO SEU GOVERNO E ELE NAO VIU QUEM E O LULA O HOMEM DO ANO QUE GASTA DEZESEIS MILHOES DE REAIS COM BOBAGEM E DEIXA AS CRIANÇINHAS DA PERIFERIA MORRENDO DE FOME SENDO CONTRADAS PELOS TRAFICANTES PARA GANHAR ALGUM. O BRASIL TA BEM SIM MAS NAO POR CAUSA DO LULA POR CAUSA DO PLANO REAL.

  23. Evandro Correia disse:

    Luis Carlos Barreto, ou Barretão, o puxa-saco mor deste e de qualquer governo, inclusive o militar, produziu o comercial mais longo da história. Merecia ir para o livro Guinness de recordes.

  24. ApolonioPrestes disse:

    Esse pessoal que vem aqui defender o Lula é:
    1. Desinformado 1: não sabe que Lula manteve a política econômica que herdou de Fernando Henrique, e deve seu sucesso a isso.
    2. Desinformado 2: não sabe que as privatizações botaram o país para funcionar. Toda a riqueza que a Vale está gerando para o Brasil veio depois dela ser privatizada, antes era várias vezes menor. Quando o telefone era monopólio do governo você tinha de pagar alguns mil reais para ter uma linha. Hoje qualquer um tem telefone. Vão se informar!

  25. ENZO disse:

    SÓ VOU ASSISTIR O FILME DO LULLA SE ELE MORRER NO FIM…

  26. Gilberto disse:

    Lula é mesmo o filho do Brasil,tenho certeza que não somente eu mas todos os brasileiros que não conseguiam nada hoje tem um computador,como eu;sempre serião fieis a ele.Brasileiros vamos dar continuidade aos planos de Lula,elegendo Dilma.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *