Início » Gráfico » Voos comerciais são estatisticamente mais seguros que voos particulares
Aviação

Voos comerciais são estatisticamente mais seguros que voos particulares

O numero de acidentes de jets e aviões privados antigos cresce continuamente, enquanto os riscos de voar por uma companhia aérea são quase nulos

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No dia 22 de agosto, pelo menos 11 pessoas morreram e muitas ficaram feridas quando um jet de 1950, modelo Hawker Hunter, caiu em uma faixa de rodagem dupla na costa sul da Inglaterra durante uma apresentação da “Shoreham Airshow”. No mesmo fim de semana, um piloto morreu em outro acidente durante um show aéreo na Suíça. E no início do mês, três membros da família Bin Laden morreram quando seu avião particular bateu e explodiu durante o pouso em um aeroporto britânico em perfeitas condições.

economist grafico 1

Aviação Britânica – vítimas em acidentes aéreos Azul claro: aviação privada; azul escuro: linhas aéreas

No hemisfério norte, a frequência de acidentes vem preocupando aqueles que vão voar para suas férias de verão. Mas enquanto os registros de acidentes em aeronaves particulares não melhorou na Inglaterra nos últimos cinco anos, os riscos de se machucar em acidentes em um voo comercial no mesmo período é quase nulo, como ilustra o gráfico.

Isto faz parte de uma tendência iniciada nos anos 1980, mais visível nos Estados Unidos, de que os voos comerciais estão cada vez mais seguros, como pode ser visto no segundo gráfico. Enquanto isso, voar em aeronaves particulares se mantém perigoso. Com aviões antigos cada vez mais frágeis, a popularidade ascendente de ultraleves e céus cada vez mais populosos, este é um problema que provavelmente não será resolvido tão cedo.

economist grafico 2

Aviação americana – acidentes fatais a cada 1000.000 horas voadas Azul claro: aviação provada; azule escuro: linhas aéreas

Fontes:
The Economist - The perils of private planes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Como me falou certa vez um mecânico de aeronaves, se a manutenção é bem feita, avião não fica velho. As aeronaves tem sua durabilidade medida em horas e ciclos de voo; ou seja: decolagem – tempo de voo – pouso; e não por data da fabricação… e a cada numero de inspeções periódicas recomendadas pelo fabricante – em geral cinco anos – temos praticamente uma aeronave nova.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *