Início » Nesta Data » A Holanda legaliza a eutanásia

A Holanda legaliza a eutanásia

Em 28 de novembro de 2000, a Holanda legalizou a eutanásia

A Holanda legaliza a eutanásia
No Brasil, a prática da eutanásia é considerada homicídio (Foto: Reprodução/Internet)

Em 28 de novembro de 2000, a Holanda, um dos países mais vanguardistas em termos de direitos, tornou a prática da eutanásia legalizada. O processo foi aprovado pelo parlamento, mas segue rígidas regras para que possa ser utilizado em qualquer caso.

A Eutanásia é um processo de apressar a morte de um paciente em estado terminal para aliviar a dor ou o sofrimento do mesmo. A ação consiste normalmente em desligar os aparelhos que sustentam esses doentes. É uma pauta de discussão em muitos países e pouquíssimos aceitam essa prática. Na maior parte do mundo é considerado homicídio.

No ano de 2000, a Holanda se tornou o primeiro país a adotar a Eutanásia como um processo legal e com regras. Os casos são analisados por comissões regionais compostas por um médico independente, um jurista e um especialista em ética. O processo é rigoroso e precisa ser seguido a risca pelo médico autorizado pela família à prática.

O segundo país a permitir a prática por lei foi a Bélgica, em setembro de 2002. A Suiça foi o terceiro e último país a adotar como prática legal, país onde o suicídio é permitido por lei. Os suíços têm um órgão chamado “Exit” que faz acompanhamento de casos de doentes que desejam adotar o método para encurtar a vida.

Fontes:
GoogleSites-A Eutanásia pelo Mundo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *