Início » Internacional » A importância dos cinco sentidos
VIDA

A importância dos cinco sentidos

Uma pesquisa mostrou o grau de importância que as pessoas atribuem aos cinco sentidos ao longo da vida

A importância dos cinco sentidos
A visão é o sentido que as pessoas mais temem perder (Foto: Pixabay)

Os seres humanos vivenciam o mundo como uma sinfonia de estímulos captados pelos sentidos, apesar das mudanças dessas sensações ao longo do tempo.

Os progressos tecnológicos, como implantes cocleares e cirurgia refrativa Lasik permitem corrigir defeitos de audição e visão que, muitas vezes, impedem uma interação mais plena com o mundo externo em pessoas jovens. No entanto, na maioria dos casos a acuidade sensorial diminui durante o processo natural de envelhecimento.

Apesar do grau de importância que damos aos nossos sentidos, não temos o privilégio da escolha de qual preservar por mais tempo. Mas a pesquisa de opinião realizada com cerca de 20 mil pessoas nos EUA pela empresa YouGov, descreveu os sentidos que as pessoas mais valorizam e como essas preferências mudam com a idade.

A visão é o sentido que as pessoas mais temem perder.  Essa importância ao dom da visão diminui com a idade: 58% dos entrevistados entre 18 e 24 anos disseram que seria terrível perder a visão, em comparação com 71% das pessoas com 55 anos ou mais. Os entrevistados também disseram que a audição era um sentido muito importante para a qualidade de vida, seguida pelo gosto, tato e olfato.

As respostas dos entrevistados mais velhos basearam-se na experiência. Aos 50 anos, a maioria das pessoas já sentiu uma mudança em algum de seus cinco sentidos. À medida que envelhecem o grau de importância atribuído a um deles é substituído pela valorização dos sentidos que, por sorte, conseguiram preservar e que os mantêm conectados ao mundo externo.

Fontes:
Quartz-Which of the five senses do you value most? The answer may change as you age

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *