Início » Vida » Ciência » A teoria da evolução de Darwin é publicada no livro ‘A Origem das Espécies’
Nesta Data

A teoria da evolução de Darwin é publicada no livro ‘A Origem das Espécies’

No dia 24 de novembro de 1859 a teoria da evolução de Darwin é publicada no livro 'A Origem das Espécies'

A teoria da evolução de Darwin é publicada no livro ‘A Origem das Espécies’
Darwin adquiriu a maioria das evidências para as suas ideias durante uma expedição exploratória de cinco anos (Reprodução/Internet)

No dia 24 de novembro de 1859 foi publicado o livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural”, do naturalista britânico Charles Darwin. A obra, lançada em Londres, se esgotou imediatamente e sua teoria foi abraçada por vários cientistas, pois resolvia alguns enigmas da ciência biológica. Por outro lado, cristãos ortodoxos condenaram o trabalho como heresia, já que contrariava o relato bíblico da criação. A controvérsia sobre as ideias de Darwin se aprofundaram com a publicação de “A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo” (1871), em que ele apresentou evidências da evolução do homem a partir dos macacos.

Em sua teoria, que chamou de “seleção natural”, Darwin argumentava que os organismos com variações genéticas tendem a se adaptar melhor ao seu ambiente e a propagar mais descendentes do que os organismos da mesma espécie que não possuem a variação, influenciando, assim, a constituição genética total da espécie. Seus pensamentos foram influenciados pelo naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck e do pelo economista inglês Thomas Mathus. Darwin adquiriu a maioria das evidências para as suas ideias durante uma expedição exploratória de cinco anos, a bordo do HMS Beagle, em 1830. Ele visitou diversos lugares, como as Ilhas Galápagos e Nova Zelândia. Darwin adquiriu um grande conhecimento sobre flora, fauna e geologia de muitas lugares.

Estas informações, juntamente com seus estudos em variação e cruzamento de espécies, provou ser inestimável para o desenvolvimento de sua teoria. A ideia da evolução orgânica não era nova. Ela havia sido sugerida anteriormente por, entre outros, o avô de Darwin, Erasmus Darwin, um prestigiado cientista inglês, e Lamarck. No entanto, Darwin foi quem mostrou uma explicação prática para o fenômeno da evolução. Por conta de sua importância para a ciência, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, em Londres, ao lado de reis, rainhas e outras figuras ilustres da história britânica. Ele morreu no dia 19 de abril de 1882, na Inglaterra.

Fontes:
History

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *