Início » Vida » Comportamento » As tendências cíclicas dos nomes de bebês
Nomes

As tendências cíclicas dos nomes de bebês

Os nomes de bebês seguem uma tendência inspirada por personagens religiosos e até de séries de TV. Mas até que ponto um nome pode ser aceito?

As tendências cíclicas dos nomes de bebês
Atualmente, no Brasil, os nomes mais comuns são 'Miguel' e 'Sofia' (Reprodução/Independent)

Nomes diferentes podem causar uma relação de amor ou ódio, mas chamar sua filha de “Nutella” não seria um pouco de exagero? Essa é a questão levantada no artigo do Independent, escrito por Lee Williams. O caso aconteceu recentemente na França, onde um tribunal barrou um casal de nomear a filha em homenagem ao popular creme de avelã.

Histórias como essa parecem ser cada vez mais frequentes. Na França, houve outro caso de pais que queriam usar o nome “Fraise” (morango, em português). Além disso, nomes como “Pepsi”, “Apple” e “London” estão se tornando populares no Reino Unido.

De acordo com a editora de gravidez e família do site BabyCentre UK, Sarah Redshaw, as tendências dos nomes são cíclicas. “Nomes que eram populares há anos, agora estão voltando à moda. Pode ser efeito da série Downton Abbey, mas as pessoas também estão olhando para trás, para os nomes que seus avós tinham. Em 20 anos, os nomes de nossos pais vão voltar à moda”.

Uma das coisas que alimenta o ciclo de tendências dos nomes é o mundo da mídia e das celebridades, segundo Redshaw. Com séries de TV como Game of Thrones e Breaking Bad, de repente, surge uma popularidade de nomes como “Jessie” e “Skyler” de Breaking Bad ou “Arya” de Game of Thrones.

De acordo com Kristine Elliott, do grupo Society for Creative Anachronism, os primeiros nomes de seres humanos provavelmente eram substantivos e adjetivos descritivos como “cão” ou “fogo”. Ao longo do tempo, como a linguagem mudou, os significados originais nos nomes mais famosos foram esquecidos.

Com o advento do cristianismo, nomes bíblicos apareceram na Europa, começando uma tendência que dura até hoje, com nomes como “Maria”, “Mateus” e “João”. Os santos eram as “celebridades do dia”, então as pessoas nomeavam seus filhos em homenagem ao santo do dia que nascessem.

Os nomes mais populares, no Brasil, são “Miguel” e “Sofia”; no Reino Unido, “Mohammed”, “Oliver” e “Sophia”. Nos Estados Unidos, a moda é “Jackson” e “Sophia”, enquanto, na Austrália, é de “Oliver” e “Ava”. Já na França, os vencedores são “Lucas” e “Emma”; na Rússia, são “Artem” e “Sophia”; e na Índia, são “Aarav” e “Aadhya”. Segundo Redshaw, apesar de atualmente aparecer mais nomes incomuns, eles não devem ficar permanentemente na lista dos cem mais usados.

 

Fontes:
The Independent-What's in a baby name? The cyclical trends and spread of unusual names

2 Opiniões

  1. Roberto Santhiago disse:

    E em Portugal, é Manuel e Joaquim!!!

  2. Ludwig Von Drake disse:

    A popularidade do nome Sofia creio que se deve a popularidade da novela de Jostein Gaarder. Ja observei que em são Paulo tem muita Julia, em Porto Alegre muitas variações de Alexandre (como Alex Sandro); em Fortaleza toda família tem pelo menos um Francisco; em Manaus muitos Caios e Caíques; e Boa Vista é o único lugar onde eu vi os nomes Catiane e kelcia serem usados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *