Início » Vida » Ciência » Astronautas consomem primeiro alimento plantado no espaço
Alface espacial

Astronautas consomem primeiro alimento plantado no espaço

Metade da primeira safra do alface espacial foi consumida pelos astronautas na última segunda-feira, 10, e a outra parte será enviada à Terra para ser analisada

Astronautas consomem primeiro alimento plantado no espaço
Plantação abre precedente para outras colheitas que serão importantes em missões espaciais mais longas (Foto: Divulgação/Nasa)

O primeiro alimento plantado e colhido no espaço, uma safra de alface vermelha, foi consumido pelos astronautas da Estação Espacial Internacional, na última segunda-feira, 10. A verdura foi cultivada por 15 meses com um sistema batizado de Veg-01, que utiliza luzes de LED coloridas para ajudar no crescimento das plantas em espaços pequenos.

A Nasa disse que os astronautas limparam as folhas com tolhas de higienização à base de ácido cítrico antes de comer metade da plantação. A outra metade foi congelada e enviada para a Terra para que seja analisada. Não se sabe ao certo se a alface foi consumida como parte de uma espécie de “salada espacial”, ou apenas um complemento para os alimentos desidratados da estação.

Apesar de a refeição saudável provavelmente não ter saciado os membros da Estação Espacial, a colheita é importante para futuras safras na estação e até mesmo em outros planetas. A agência espacial americana estuda formas de realizar missões mais longas, como a Marte, e para isso precisará desenvolver alternativas para os tripulantes se sustentarem no trajeto.

“Há evidências que apoiam a tese de que alimentos frescos, como o tomate, mirtilos e alface vermelha, são uma boa fonte de antioxidantes. Ter alimentos frescos como estes disponíveis no espaço poderia ter um impacto positivo sobre o humor das pessoas e também pode fornecer alguma proteção contra a radiação”, disse o pesquisador e líder do projeto, Ray Wheeler, ao site da Nasa.

A agência disse que acredita que a “colheita espacial” se tornará uma “valiosa característica necessária a bordo da estação espacial e, futuramente, em Marte”. Saber plantar será outro requisito para se tornar astronauta no futuro.

Fontes:
Quartz-Astronauts are about to eat the first food grown in space

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *