Início » Vida » Ciência » Astrônomos traçam o próximo passo na busca por vida em outros planetas
Astronomia

Astrônomos traçam o próximo passo na busca por vida em outros planetas

Cientistas anunciam a descoberta de oito novos planetas que se parecem com a Terra

Astrônomos traçam o próximo passo na busca por vida em outros planetas
Há dúzias de planetas que assemelham à Terra (Ilustração: New York Times)

Um grupo de astrônomos liderados por Guillermo Torres, do Centro Smithsonian de Astrofísica de Harvard, anunciou nesta terça-feira, 6, a descoberta de oito novos planetas orbitando estrelas a distâncias compatíveis com a existência de água líquida, elevando o número total de planetas potencialmente habitáveis para algumas dúzias.

A sonda Kepler, da NASA, agora em seu quinto ano de buscas por planetas orbitando estrelas distantes, encontrou centenas deles, alguns dos quais se parecem muito com a Terra: esferas rochosas apenas ligeiramente maiores do que o nosso planeta, que, com as doses certas de luz das estrelas e de água, poderiam vir a ser verdadeiros jardins do Éden microbianos.

Na medida em que a descoberta desses planetas cresce, os astrônomos estão começando a planejar o próximo passo para pôr fim à solidão cósmica, escolhendo aqueles planetas que detêm a maior promessa de vida e as ferramentasnecessárias para aprender mais sobre eles.

Na segunda-feira, 5, um outro grupo de astrônomos disse que conseguiu pesar precisamente um conjunto de pequenos planetas e descobriu que suas densidades e composições correspondem quase que exatamente aos da Terra. Os dois grupos anunciaram suas descobertas em uma reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Seattle.

Fontes:
The New York Times - As Ranks of Goldilocks Planets Grow, Astronomers Consider What’s Next

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *