Início » Vida » Comportamento » Campanhas: O Dia Sem Tabaco pelo mundo
Saúde

Campanhas: O Dia Sem Tabaco pelo mundo

Estima-se que um terço da população mundial adulta seja fumante

Campanhas: O Dia Sem Tabaco pelo mundo
No Brasil, 18,8% da população é fumante (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nesta quinta-feira, 31, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Tradicionalmente, a data é marcada por inúmeras campanhas de combate ao cigarro mundo afora.

No Brasil, onde 18,8% da população é fumante, iniciativas como a coleta de bitucas de cigarro por médicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tsiologia buscam conscientizar a população sobre os males causados pelo tabagismo.

Dados da Sociedade Americana do Câncer e da Fundação Mundial do Pulmão revelam que, nos últimos dez anos, cerca de 50 milhões de pessoas morreram em consequência do tabaco em todo o mundo. São cerca de 6 milhões de mortes por ano, incluindo aproximadamente 600 mil fumantes passivos.

Tabagismo: principal causa de morte evitável

A Fundação Getúlio Vargas estima que, no Brasil, o fumante gasta em média 6% do que ganha para bancar o vício. Além do prejuízo financeiro, há ainda — e sobretudo — os danos à saúde. O consumo de cigarro pode causar problemas cardíacos, câncer, doenças pulmonares, maior incidência de partos prematuros, entre outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta seja fumante.

Na Europa, um estudo divulgado nesta quarta-feira, 30, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, revelou que 51% dos que vivem na União Europeia nunca fumaram, e 21% são ex-fumantes.

Fontes:
Uol - Campanhas do Dia Mundial Sem Tabaco pelo mundo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *