Início » Vida » Ciência » Cavalos tinham listras semelhantes a zebras, diz estudo
PESQUISA

Cavalos tinham listras semelhantes a zebras, diz estudo

Equipe internacional de cientistas descobre que domesticação humana fez com que cavalos perdessem coloração semelhante a de zebras

Cavalos tinham listras semelhantes a zebras, diz estudo
Antes de serem domados pelo homem, muitos cavalos e pôneis eram semelhantes a zebras (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Naturalistas descobriram em pesquisa que muitos cavalos e pôneis eram semelhantes a zebras, com listras no corpo, até o ser humano domar as espécies, mudando suas cores. De acordo com os cientistas, eles perderam sua camuflagem “selvagem” – cabelo pálido com listras negras parecidas com as de zebras, conhecida como o padrão Dun – após serem domesticados pelo homem.

Pesquisadores afirmam que a espécie humana teve impacto direto após os primeiros cavalos terem sido domados para correr, trabalhar ou para serem montados.

O novo estudo publicado pelo jornal científico Nature Genetics mostra que cavalos sem o padrão carregam duas mutações em um gene chamado TBX3 que fazem que o gene se expresse em níveis mais baixos na pele do cavalo.

Em cavalos com esse padrão, a proteína é expressa no bulbo piloso – onde bloqueia a produção de pigmento – fazendo com que os cabelos sejam pigmentados em apenas um lado do eixo capilar.

De acordo com a equipe internacional de cientistas, a causa para o aparecimento desse padrão em cavalos seria a camuflagem, já que cavalos na selva com esse tipo de pelo estão mais seguros de ataques de predadores como tigres e leões, por estarem menos notáveis.

Em contraste, cavalos domésticos – assim como muitos animais domésticos – foram selecionados por diversas gerações para serem mais notáveis, mais atraentes ou simplesmente diferentes do tipo selvagem, já que a maioria dos cavalos domésticos não possue esse padrão de pelagem e apresentam uma pigmentação mais intensa que é uniformemente distribuída.

Fontes:
The Telegraph-Horses had stripes like zebras until humans broke them in, scientists say

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    O canal NatGeo Wild ensina que, graças as listras, a zebra só é notada pelo leão quando sai da formação em bando.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *