Início » Vida » Meio Ambiente » Documentário que denuncia poluição na China tem mais de 100 milhões de acessos na internet
Meio Ambiente

Documentário que denuncia poluição na China tem mais de 100 milhões de acessos na internet

Vídeo que mostra como são produzidos os gases poluentes e seus malefícios contraria autoridades

Documentário que denuncia poluição na China tem mais de 100 milhões de acessos na internet
Cidade coberta de gases poluentes. Em seu vídeo, Chai denuncia a leniência das autoridades chinesas com as empresas poluidoras (Foto: Reprodução/Internet)

Os políticos chineses estão se apressando para responder a um vídeo divulgado na internet, que detalha a situação crítica da poluição no país. O vídeo foi feito pela jornalista Chai Jing e já foi assistido por mais de 100 milhões de pessoas no site de compartilhamento de vídeos do país.

Chai criou o documentário após sua filha ser diagnosticada com um tumor benigno que ela acredita ter sido provocado pela exposição à poluição. Em seus 105 minutos, o vídeo mostra como é produzida a fumaça poluente que cobre os céus do país e seus malefícios à saúde.

O filme foi postado no último sábado, 28, e desde então a discussão sobre o assunto cresceu na China. O novo ministro do Meio Ambiente do país, Chen Jeng, tomou posse na última sexta-feira, 27, e se comprometeu a encarar o desafio que disse ser “sem precedentes na história da humanidade”.

O documentário chama-se “Sob o Domo” e contém imagens ousadas para o padrão chinês de restrição à mídia. Chai levou um ano para produzi-lo a um custo de mais de US$ 150 mil.

Nova legislação ambiental

O parlamento chinês irá se reunir esta semana, e uma das pautas é a nova legislação ambiental do país, que deverá ser mais rígida em relação às empresas poluentes. O filme traz denúncias de leniência de autoridades chinesas em relação a empresas poluidoras.

Em um dos momentos do vídeo, Chai pergunta a um funcionário do governo o motivo pelo qual as empresas poluidoras não são multadas ou até mesmo fechadas.

“Não podemos sacrificar empregos pelo meio-ambiente”, respondeu ele.

 O documentário foi postado no Youtube, onde é possível assistí-lo com legendas em inglês:

Fontes:
Independent-China's 'Inconvenient Truth': video exposing country’s smog crisis watched 100 million times
BBC-Doença em bebê inspira polêmico documentário sobre poluição na China

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *