Início » Vida » Ciência » Agência espacial japonesa vai explorar superfície de asteroide
JAXA

Agência espacial japonesa vai explorar superfície de asteroide

Agência japonesa vai usar robôs para explorar a superfície do asteroide Ryugu e, mais tarde, trazer as amostras de volta à Terra

Agência espacial japonesa vai explorar superfície de asteroide
O retorno, porém, só deve ocorrer em 2020 (Foto: Wikimedia)

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) vai pousar dois robôs em um asteroide para explorar a superfície e trazer amostras de volta à Terra. A primeira aterrissagem acontecerá no dia 21 de setembro, enquanto a segunda será feita em 3 de outubro.

O asteroide Ryugu tem um quilômetro de largura. O objetivo da missão é tentar encontrar pistas sobre a formação do sistema solar, além da formação dos asteroides. Os lançamentos dos robôs serão feitos a partir da nave espacial Hayabusa-2.

A nave está acompanhando o trajeto do asteroide desde junho, a cerca de 186 milhões de quilômetros da Terra. Desde então, os engenheiros têm traçado planos para explorar a superfície do Ryugu.

No lançamento do dia 21 de setembro, os engenheiros vão lançar robôs para a superfície do asteroide. Lá, as máquinas vão explorar e captar imagens. Já no dia 3 de outubro, será lançado um pacote chamado Mascot, que vai explorar ainda mais a superfície. Mais tarde, ainda sem data definida, duas missões vão abrir um buraco no Ryugu para explorar o que há por baixo da superfície.

Depois que todas as amostras forem recolhidas, elas devem ser levadas para a Terra, permitindo que os cientistas estudem os objetos que viajaram pelo sistema solar. No entanto, isso ainda vai demorar. A Hayabusa-2 só vai deixar o asteroide em dezembro de 2019, retornando à Terra no ano seguinte.

Fontes:
Independent-Japanese Space Agency to land Hayabusa-2 spacecraft on asteroid and carry samples back to earth

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *