Início » Vida » Ciência » Água é encontrada em exoplaneta pela 1ª vez
EXOPLANETA

Água é encontrada em exoplaneta pela 1ª vez

Descoberta envolve o exoplaneta chamado K2-18b, considerado uma ‘super-Terra’, e aprofunda a busca por vida fora da Terra

Água é encontrada em exoplaneta pela 1ª vez
O K2-18b está muito longe para os astrônomos verem o próprio planeta (Foto: Divulgação/Nasa)

Cientistas encontraram, pela primeira vez, vapor d’água em um exoplaneta, numa descoberta que aprofunda a busca por vida fora da Terra. A descoberta envolve o exoplaneta chamado K2-18b, considerado uma  “super-Terra”.

“Isso representa o maior passo já dado em direção ao nosso objetivo final de encontrar vida em outros planetas, de provar que não estamos sozinhos”, disse o astrônomo Bjorn Benneke, da Universidade de Montreal, que participou do estudo.

“Graças às nossas observações e ao nosso modelo climático deste planeta, mostramos que seu vapor d’água pode condensar para água líquida”, destacou Benneke.

Os cientistas suspeitam que um estudo mais aprofundado do K2-18b possa revelar ainda mais moléculas essenciais para a vida na Terra, como nitrogênio e metano. Eles também dizem que um exame mais aprofundado de mais de 4.000 outros planetas fora do sistema solar poderia revelar outros planetas igualmente promissores.

Embora o K2-18b tenha sido descoberto em 2015, novas pesquisas finalmente permitiram aos cientistas revelar a existência de água no planeta. O equipamento atual só é capaz de determinar fatores básicos, como distância, massa e temperatura, mas ferramentas sofisticadas desenvolvidas na Universidade de Londres ajudaram a traduzir os dados existentes do Telescópio Espacial Hubble para entender as características exclusivas de moléculas de vapor d’água.

O K2-18b é classificado como uma super-Terra, porque é maior que a Terra – duas vezes maior e oito vezes mais pesado. O K2-18b está muito longe para os astrônomos verem o próprio planeta, mas eles podem ver como a luz das estrelas é filtrada através da atmosfera do planeta, enquanto ele gira em torno de seu próprio sol, chamado K2-18.

O planeta está muito mais próximo de sua estrela do que a Terra do Sol, o que significa que leva apenas 33 dias para uma órbita completa. “É o único planeta fora do nosso sistema solar que sabemos que tem a temperatura correta, atmosfera e água”, disse o principal autor do estudo, Angelos Tsiaras.

“É claro que o K2-18b não é uma segunda Terra, porque é um planeta muito maior, com uma composição atmosférica diferente. Está orbitando uma estrela completamente diferente, então não se parece com a Terra. A busca por planetas habitáveis é muito empolgante, mas está aqui para sempre nos lembrar que este é o nosso único lar e provavelmente está fora de questão se conseguiremos viajar para outros planetas”, explicou Tsiaras.

Embora o planeta esteja na chamada “zona habitável”, os cientistas dizem que os instrumentos disponíveis no momento não são capazes de determinar nenhum sinal de vida. São necessárias muitas observações para garantir que seja habitável.

Os cientistas, que publicaram suas descobertas na revista Nature Astronomy após mais de um ano de trabalho, acreditam que o conteúdo de água pode ser tão baixo quanto 0,01% ou tão alto quanto 50%. “Não sabemos quanta água existe; no entanto, o que esses modelos dizem claramente é que existe uma atmosfera e que há água lá”, disse o coautor da pesquisa, Ingo Waldmann.

Os pesquisadores não acreditam que o K2-18b seja a única super-Terra potencialmente habitável e esperam encontrar outros com características semelhantes entre os mais de 4.000 exoplanetas que já foram descobertos. Eles esperam que novas tecnologias, como o Telescópio Espacial James Webb, que será lançado em março de 2021, desvendem mais segredos além do nosso sistema solar.

Independent-Water is found on habitable alien exoplanet for the first time, scientist say

1 Opinião

1. Áureo Ramos de Souza disse:

toda essa dinheirama gasta para descobrir vidas em outros olanetas é uma verdadeira estória, deveria ser gasto na terra o surtos de doenças se alastra e politicos ficando ricos a nossas custas ganhamdo quantias exorbitante e os trabalhadores o que querem os politicos colocarem no fundo do poço com esta reforma trabalhsta que não engana ninguém. Tirem as vantagens dos políticos e os cargos comissionados que aumenta o déficit brasileiro.