Início » Vida » Ciência » Amazônia pode ter tido elefantes, diz pesquisa
Ciência

Amazônia pode ter tido elefantes, diz pesquisa

Amazônia pode ter tido elefantes, diz pesquisa
Foto do fóssil encontrado por garimpeiro

Há 45 mil anos a Amazônia foi habitada por elefantes, apontam cientistas. A hipótese foi levantada a partir do achado de um garimpeiro em Rondônia, em 1990, que encontrou um dente de elefante no sul da região. A descoberta será apresentada no 7º Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados esta semana no Rio de Janeiro.

Mario Cozzuol, paleontólogo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmou que as estruturas encontradas são reforços que ajudam os dentes na mastigação. Elas são como lâmina no fragmento de molar, que medem 12 cm. O pesquisador acredita que o dente possa ser de um elefante asiático.

“Só elefantes e capivaras têm dentes com essa estrutura laminar, mas os de capivara não passam de 5 cm. Se por acaso existiu uma capivara do tamanho sugerido por esse dente, o fóssil é mais notícia ainda”, brinca Cozzuol.

Até então, as teorias apontaram que havia uma espécie de barreira impedindo a entrada de elefantes na América do Sul durante a Era do Gelo e de que o Brasil só havia abrigado mastodontes, feras extintas que se parecem com elefantes.

O fóssil foi descoberto em 1990

O garimpeiro Chico da Pampa doou o fóssil achado em Porto Velho a Miguel Sant’Anna, do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A ex-aluna Ednair Rodrigues do Nascimento, da Unir, atentou para as características da peça enquanto catalogava fósseis no laboratório.

Folha Online - Garimpeiro acha dente de elefante no sul da Amazônia

1 Opinião

1. marcos garcia disse:

Existiu sim o elefante brasileiro, conhecido pelo nome de mastodonte, fez parte da mega fauna que por aqui vivia na era glacial , há até aproximadamente 10.00 anos.. Foi extinto juntamente com o megatério ( preguiça gigante), o tigre dente de sabre e muitos outros. A extinção tem época conhecida, mas não exatamente a causa.Qualquer dúvida , consulte o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, onde existem fósseis desse animal que, da mesma forma que o elefante asiátiatico, eram pouco coisa menor que o elefante africano atual, juntamente com outros fósseis de animais extintos.