Início » Vida » Ciência » BRICs já rivalizam com países do G7 em número de pesquisas científicas
Artigos acadêmicos

BRICs já rivalizam com países do G7 em número de pesquisas científicas

Em duas décadas, pesquisas realizadas por países em desenvolvimento se tornaram mais abundantes e influentes

BRICs já rivalizam com países do G7 em número de pesquisas científicas
Agricultura e meio-ambiente são os principais focos das pesquisas brasileiras (Reprodução/Internet)

Dados divulgados pela agência Thomson Reuters mostram que os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), diminuíram a distância dos países desenvolvidos no quesito pesquisas científicas.

Em 1973, cerca de dois terços das todas as 400 mil pesquisas publicadas eram provenientes de países do G7, bloco formado pelos países desenvolvidos EUA, Inglaterra, Canadá, Japão, Itália e Alemanha.

Em 2011, esse número caiu pela metade. O desempenho da China, em particular, foi espetacular: de 10 mil pesquisas publicadas há duas décadas para mais de 150 mil em 2011.

Além de mais abundantes, as pesquisas dos BRICs estão mais influentes. O “impacto da citação”, medido pela frequência com que a pesquisa é citada em relação a uma média mundial, aumentou em ritmo constante.

Enquanto o Brasil concentra suas pesquisas científicas  em agricultura, botânica e fauna,  China e Rússia dão ênfase às pesqusas relacionadas à física. O gráfico abaixo ilustra a crescente influência de pesquisas elaboradas nos países dos BRICs.

The Economist-Academic papers

1 Opinião

1. Ciro disse:

No segundo mandato do mula teve uma queda na qualidade das pesquisas brasileiras e o índice retornou à situação da década de 90. O sujeito é uma espécie de Midas, mas ao contrário: tudo que ele toca vira mer–.