Início » Vida » Ciência » Buraco negro é arremessado para fora da galáxia
Espaço

Buraco negro é arremessado para fora da galáxia

Cientistas acreditam que um buraco negro pode ter sido expulso de sua galáxia após fusão com um buraco negro menor

Buraco negro é arremessado para fora da galáxia
O círculo vermelho indica a possível localização do buraco negro (Fonte: BBC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

De acordo com dados do observatório de raio-X espacial Chandra E.U., o fenômeno aconteceu em alta velocidade. Normalmente, cada galáxia contém um buraco negro supermassivo no seu centro. Tendo em conta que esses objetos podem ter massas equivalentes a 1 bilhão de sóis, é necessário um conjunto de  condições especiais para que isso aconteça.

Existem explicações alternativas para a fonte de raios-X brilhantes, que também poderia ser um tipo de supernova IIn, ou uma ultra-luminosa fonte de raios-X (ULX) com uma contrapartida óptica (o que pode representar vários fenômenos).

Estudo

As simulações em supercomputadores apontaram que, após a união de dois buracos negros, o maior deles é atirado em alta velocidade, mas isso depende da direção e velocidade em que os dois buracos negros estão girando, antes da colisão.

Mariane Heida, especialista da Universidade de Utrecht utilizou dados do Catálogo Fonte Chandra para comparar centenas de milhares de fontes de raios-X com as posições de milhões de galáxias.

O material que cai em buracos negros aquece dramaticamente em sua jornada final, o que muitas vezes significa que os buracos negros são fortes fontes de raios-X. Estes, por sua vez, também são capazes de penetrar na poeira e no gás, que obscurece o centro de uma galáxia, dando aos astrônomos uma visão clara da região em torno do buraco negro, com a fonte luminosa que aparece como um ponto de estrela.

Leia mais:

Busca por vida extraterrestre não traz resultados

Fontes:
BBC - Black hole 'hurled out of galaxy'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *