Início » Vida » Ciência » Cientistas norte-americanos desenvolvem lente de contato biônica
Visão

Cientistas norte-americanos desenvolvem lente de contato biônica

Cientistas norte-americanos desenvolvem lente de contato biônica
Fonte: Economist

Pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, liderados por Babak Parviz, estão desenvolvendo lentes de contato inteligentes, através da incorporação de circuitos eletrônicos, como os Diodos Emissores de Luz (LEDs, na sigla em inglês), um sistema de rádio para comunicação sem fio, além de uma antena para captar energia de aparelhos como um telefone celular, por exemplo.

Fazer lentes inteligentes não é uma tarefa simples, já que peças eletrônicas são geralmente produzidas em temperaturas que derreteriam o plástico do qual são feitas, além de não aderirem naturalmente ao material.

Tendo isso em vista, o doutor Parviz e sua equipe desenharam uma lente com pequenos buraquinhos, com profundidade de dez milésimos de milímetro, conectados por uma rede de pequenos fios de metal. Cada pequeno orifício é esculpido para que um determinado componente encaixe exatamente nele, e seu fundo guarda ainda uma pequena quantidade de metais fundidos, com ponto de derretimento baixo.

Esses orifícios devem ser equipados ainda com microlentes para focar a luz dos LEDs de uma maneira com  a qual o olho consiga lidar.

O objetivo de Doutor Parviz e sua equipe é chegar ao ponto em que essas lentes terão a capacidade de produzir imagens para os olhos de quem as utilizar, através de minúsculos obturadores, em telas de cristal líquido.

Fontes:
Economist - Building a bionic eye -- Peering into the future

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    É incrível a capacidade da ciência: lentes de contato biônicas, quem diria.

  2. Roseli Kleine disse:

    È MARAVILHOSO O AVANÇO QUE A CIÊNCIA ESTA DANDO.Como vai ser bom para aquelas pessoas que estão precisando de uma lente biônica ,para voltarem a enxergar ,poder levar uma vida normal,vai ser uma alegria muito grande para essas pessoas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *