Início » Vida » Ciência » Cientistas descobrem maiores buracos negros já vistos
Astronomia

Cientistas descobrem maiores buracos negros já vistos

Buracos negros supermassivos têm tamanho 10 bilhões de vezes maior que a massa do Sol

Cientistas descobrem maiores buracos negros já vistos
Ilustração artística simula um quasar (Reprodução/Nasa)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Astrônomos descobriram os maiores buracos negros já observados. A descoberta, publicada nesta segunda-feira na revista Nature,  foi feita por cientistas da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, através de um telescópio especial Hubble e outros telescópios de superfície.

Os astrônomos observaram que duas galáxias têm buracos negros supermassivos e de tamanho 10 bilhões de vezes maior que a massa do Sol. As duas galáxias são a NGC 3842, que fica a 320 milhões de anos-luz da Terra, e a NGC 4889, localizada a 335 milhões de anos-luz da Terra.

Leia também: A ciência da ciência
Leia também: Cientistas descobrem bolhas de energia no centro da galáxia

Segundo os cientistas, as observações feitas nas últimas décadas comprovam que todas as galáxias têm buracos negros em seu centro. Mas até o momento, nenhum buraco negro com tais dimensões havia sido encontrado, apesar de previsões matemáticas já indicarem a existência desses corpos. Anteriormente, o buraco negro mais massivo era o do centro da galáxia Messier 87, a sessenta milhões de anos-luz da Terra e de tamanho 6,3 bilhões de vezes maior que a massa do Sol.

Buracos negros que superam a massa do Sol em 10 bilhões de vezes são observados como grandes emissores de energia  e luminosidade do universo, os chamados quasares, que se formaram durante os três primeiros bilhões de anos do universo e utilizam os buracos-negros como combustíveis. No entanto, segundo estudos, durante o último bilhão de anos, a quantidade de buracos negros provendo energia para quasares caiu.

Fontes:
Veja - Cientistas encontram os maiores buracos negros já observados

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *