Início » Vida » Ciência » Dados apontam a existência do Bóson de Higgs
Física

Dados apontam a existência do Bóson de Higgs

Dados apontam a existência do Bóson de Higgs
Acelerador de partículas Tevatron, usado na coleta de dados (Reprodução/Internet)

Após 40 anos, mais provas foram divulgadas nesta quarta-feira, 7, que apontam para, finalmente, o fim da maior busca humana da história da física.

Leia também: Bóson de Higgs: a fantasia vira realidade. Ou quase
Leia também: Uma breve introdução ao nada
Leia também: Cientistas afirmam ter observado partículas viajarem mais rápido do que a luz

Físicos do laboratório Fermi National Accelerator, em Batávia, disseram ter encontrado um indício em seus dados do que pode ser o tão procurado Bóson de Higgs, uma partícula que é responsável por explicar a origem da massa de outras partículas elementares.

O sinal, encontrado em dados coletados ao longo dos últimos anos no acelerador Tevatron do Fermilab, se aproxima de resultados anunciados em dezembro de 2011 a partir do trabalho de dois grupos experimentais que operam o acelerador de partículas Large Hadron Collider, da Organização Europeia para Pesquisas Nucleares, perto de Genebra.

“Com base nos atuais dados da Tevatron e os resultados compilados até dezembro de 2011 por outros experimentos, este é o mais forte indício da existência de um Bóson de Higgs”, diz trecho do relatório que será apresentado nesta quarta-feira por Wade Fisher, da Universidade de Michigan, em uma conferência de Física em La Thuile, na Itália.

 

Fontes:
The New York Times - Higgs Boson May Be Indicated in Data

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *