Início » Vida » Ciência » Dragon, da SpaceX, faz conexão histórica com estação espacial
Ciência

Dragon, da SpaceX, faz conexão histórica com estação espacial

Operação marca o primeiro teste da missão Dragon, cuidadosamente monitorado pela NASA e SpaceX

A Falcon 9, nave construída pela SpaceX que carrega a cápsula Dragon, inicou o processo de acoplagem à Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira, 25. Além de ser o primeiro lançamento de uma empresa privada, o contato é o primeiro feito na estação desde a aposentadoria, no ano passado, do ônibus espacial da NASA. A viagem da Falcon 9 abre caminho para outras empresas privadas realizarem voos espaciais.

A conexão entre a Estação Especial Internacional e a nave acontece logo após o lançamento bem sucedido da última terça-feira, 22, e representa o culminar de anos de planejamento e centenas de milhões de dólares gastos pela NASA e pela SpaceX. A empresa foi criada por Elon Musk, magnata que fundou o PayPal e que agora ambiciona enviar pessoas à Marte nas próximas décadas.

A operação desta sexta-feira marca a primeira prova-de-fogo da missão Dragon. Com procedimentos complicados para que a cápsula se encaixe à Estação Espacial, cada passo está sendo cuidadosamente planejado e controlado ao longo das horas. Os primeiros passos para o procedimento foram feitos na quinta-feira, 24, durante uma série de manobras que, com sucesso, levaram até a estação a cápsula com 12 metros de largura e 14 metros de comprimento e que custou US$ 100 bilhões.

A Dragon carrega 544 quilos de alimentos, água, roupas  e outros suprimentos para astronautas da Estação Espacial Internacional: “É uma grande visão, os painéis são bem iluminados”, disse o astronauta holandês Andre Kuipers sobre a aproximação da Dragon.

A previsão é que a cápsula volte à Terra no dia 31 de maio e caia no oceano Pacífico, perto da Califórnia.

Fontes:
Cosmic Log - SpaceX's Dragon craft makes historic hookup with space station

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *