Início » Vida » Ciência » Estados Unidos lideram ranking de citações acadêmicas
Gráfico

Estados Unidos lideram ranking de citações acadêmicas

Colaborações internacionais tiveram aumento de 10% desde a metade dos anos 1990

Estados Unidos lideram ranking de citações acadêmicas
Nações científicas emergentes estão ganhando influência, segundo pesquisa

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A ciência está se tornando maior e cada vez mais global. Essa é, em partes, a conclusão de um estudo publicado pela Britain’s Royal Society, a mais antiga academia científica do mundo. Nações científicas emergentes estão ganhando influência, que é medida pelo número de menções aos cientistas em publicações do ramo. China e Espanha, com 4% e 3% das citações globais no período entre 2004 e 2008, derrubaram, respectivamente Austrália e Suíça do top 10, no qual figuraram nos cinco anos anteriores.

Países como os Estados Unidos e o Reino Unido continuam a manter a maior influência no campo da ciência. Juntos, eles são responsáveis por 38% das citações globais entre 2004 e 2008, uma queda em relação aos 45% dos cinco anos anteriores. Os cientistas ao redor do mundo também estão fazendo mais citações. Os números cresceram em 55% entre 1999 e 2003, e 2004 e 2008. Enquanto isso, o número de trabalhos publicados teve um crescimento de apenas 33%. O aumento no número de citações pode ser parcialmente explicado pelo aumento na proporção de colaborações internacionais publicadas de 25% há 15 anos, para 35%.

Fontes:
Economist - Paper tigers

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Terezinha Costa disse:

    Esse tipo de informação proveniente do exterior ficaria mais completo se O&N acrescentasse os dados brasileiros. Cokmo está a participação do Brasil no ranking?

  2. Regina Caldas disse:

    Logo chegará a vez da Suíça que está dando oportunidades generosas ás melhores cabeças do mundo científico e tecnológico.
    A China tem investido muito em seus melhores estudantes enviando-os às melhores Universidades.
    Entretanto, entre fazer citações acadêmicas que sejam publicadas nas melhores revistas e dar às mesmas um destino que beneficie a Humanidade, o caminho é longo….e muitas vezes bastante tortuoso.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *