Início » Vida » Ciência » Estudo revela que homem das cavernas pintava sob efeito de drogas
primatas alucinados

Estudo revela que homem das cavernas pintava sob efeito de drogas

Cientistas dizem que o traçado psicodélico e labiríntico das figuras desenhadas nas cavernas é o mesmo tipo de visão que muitos humanos têm após usarem drogas

Estudo revela que homem das cavernas pintava sob efeito de drogas
Não é a primeira vez que o uso de drogas é relacionado às pinturas feitas em cavernas (Reprodução/Internet)

Um estudo publicado em Tóquio pelos pesquisadores Tom Froese, Alexander Woodward e Takashi Ikegami revela que o homem das cavernas pintava sob o efeito de drogas alucinógenas.

Segundo os cientistas, o traçado psicodélico e labiríntico das figuras desenhadas nas pedras durante a pré-história não é apenas uma coincidência. Trata-se do mesmo tipo de visão que muitos humanos têm após usarem drogas. Essas alucinações, chamadas “instabilidades Turing”, acontecem após a ingestão de diversas plantas diferentes com propriedades psicoativas.

“Quando esses padrões visuais são vistos durante estados alterados de consciência, eles são diretamente experienciados com muito significado. Em outras palavras, os padrões são diretamente percebidos como algo significativo e isso é um motivo para seu uso em rituais”, explicam os autores do estudo.

Não é a primeira vez que o uso de drogas é relacionado às pinturas feitas em cavernas. Há alguns anos, na Espanha, cientistas encontraram o que parecia ser imagens de cogumelos alucinógenos em um pintura feita há 6 mil anos. A descoberta reforçou a hipótese de que o homem das cavernas conhecia e tirava proveito dos efeitos alucinógenos de algumas plantas.

Apesar de ser impossível analisar o cérebro de humanos que viveram há mais de 10 mil anos, os cientistas afirmam que há uma ligação em comum entre as imagens produzidas pelos primatas e as que atualmente são feitas por pessoas sob o efeito de alucinógenos. Para eles, o estudo é uma prova de que o uso de drogas é tão antigo quando a humanidade.

UOL-Cientistas acreditam que homens das cavernas pintavam sob efeito de drogas alucinógenas

5 Opiniões

1. Áureo Ramos de Souza disse:

então se as esculturas feitas a muitos anos atrás hoje é uma grande obra de arte, deixa as água rolar ou melhor deixa as drogas rolar pois tem muitos artistas doidões.

2. Guilherme disse:

Atenção jornalista / tradutor: “experienciar״ não existe. “To experience” em português é “vivenciar”.

3. helo disse:

A fome também tem efeitos alucinógenos. Curioso é o registro de imagens de cogumelos. Afinal a natureza é química e comer também é risco.

4. Ivaniza de Souza disse:

Legal, na pré-história os humanos já “viajavam”…

5. Gabriel Lopes disse:

Drogas são problemas de saúde publica. Nesse sentido estamos mais atrasados que os homens das cavernas.