Início » Vida » Ciência » Google começa a testar óculos de realidade aumentada
Óculos futurista

Google começa a testar óculos de realidade aumentada

Óculos podem transmitir informações para as lentes e permitir ao usuário enviar e receber mensagens através de comandos de voz além de tirar fotos e gravar vídeos

Google começa a testar óculos de realidade aumentada
'Project Glass': óculos permite troca de mensagens, informações e fotos (Reprodução/Internet)

Se você se aventurar em uma cafeteria nos próximos meses e se deparar com alguém com um par de óculos futuristas que parecem saídos de “Star Trek”, não se preocupe. Provavelmente é só um funcionário da Google testando para a empresa os novos óculos de realidade aumentada.

Leia também: Facebook vai concorrer com Google nas buscas, diz revista
Leia também: Google faz mal para a memória?

Na quarta-feira, 4, a Google deu às pessoas uma visão mais clara de sua iniciativa secreta chamada de “Project Glass”. Os óculos são o primeiro empreendimento da empresa em computação usável e ainda não estão à venda. No entanto, a Google está testando-os em público. Além disso, os funcionários do laboratório da empresa, conhecida como Google X, entre eles Babak Parviz, Lee e Steve Thrun, mostraram para as pessoas o protótipo do “Project Glass” em um blog da Google. Lee, gerente de produto da empresa, é responsável pelo software e os aspectos de localização dos óculos.

“Estamos compartilhando esta informação agora porque queremos iniciar uma conversa e aprender com a sua valiosa contribuição”, escreveram os três funcionários. “Por favor, assim como compartilhamos algumas de nossas ideais e histórias, gostaríamos muito de ouvir as suas também. O que você gostaria de ver no ‘Project Glass’?”.

O protótipo mostrado na quarta-feira pela Google parece um par muito polido e bem desenhado de óculos com uma lente de exibição clara que fica acima do olho. Os óculos podem transmitir informações para as lentes e permitir ao usuário enviar e receber mensagens através de comandos de voz. Há também uma câmera embutida para gravar vídeos e tirar fotos.

O New York Times foi o primeiro jornal a escrever sobre os óculos, no final de fevereiro, descrevendo uma tela de realidade aumentada que ficava sobre os olhos e era executada na plataforma móvel Android.

Um vídeo divulgado pela Google, que pode ser visto abaixo, apresentou usos potenciais para o “Project Glass”. Um homem vagueia pelas ruas de Nova York se comunicando com os amigos, vendo mapas e informações e tirando fotos. O vídeo termina com uma conversa dele com uma amiga enquanto o sol se põe sobre a cidade. Tudo isso é visto através dos óculos de realidade aumentada.

Parviz, que também é professor associado da Universidade de Washington, especializado em bionanotecnologia – fusão de tecnologias minúsculas e biologia –  afirmou que os óculos de realidade aumentada podem se transformar, posteriormente, em lentes de contato. Mais recentemente, ele construiu uma pequena lente de contato que tem incorporado um chip eletrônico e pode exibir pixels no olho de uma pessoa, mas a versão da Google parece mais graciosa. Há relatos de dezenas de outras formas e variações do projeto, algumas das quais podem ser implantadas nos óculos normais de uma pessoa.

Questionados sobre o “Project Glass”, alguns críticos disseram que os óculos vão interferir na vida cotidiana com informações e desvio de atenção do mundo real. Mas essas pessoas disseram também que os óculos deixam as pessoas mais livres a partir da tecnologia. “Eles permitem que a tecnologia saia do caminho. Se eu quiser tirar uma foto e eu não tenho como colocar a mão no bolso e tirar o meu telefone, eu só preciso pressionar um botão na parte superior dos óculos”, disse um dos voluntários que tiveram contato com os óculos. O “Project Glass” é um dos muitos projetos que está sendo construído dentro dos Google X, um laboratório secreto na Califórnia, onde os engenheiros e cientistas também estão trabalhando em robôs e elevadores espaciais.

Fontes:
The New York Times - Google Begins Testing Its Augmented-Reality Glasses

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *