Início » Vida » Ciência » Jogos ajudam pesquisadores a aprender sobre a mente
Pesquisa de internet

Jogos ajudam pesquisadores a aprender sobre a mente

Jogos e testes realizados no Facebook estão ajudando pesquisadores sérios a aprender sobre a linguagem e a mente

Jogos ajudam pesquisadores a aprender sobre a mente
Uma desvantagem potencial é que tudo isso possa ser usado contra nós (Fonte: Reprodução/University of Pennsylvania)

No ano passado um pesquisador publicou um estudo no periódico on-line PLoS One para o qual 75 mil voluntários permitiram que seus posts de Facebook fossem analisados, e também fizeram um teste de personalidade relacionado aos “grande cinco” atributos de personalidade: abertura a experiências, extroversão, neurose, cordialidade e responsabilidade.

Caso você dê ao Five permissão de vasculhar o seu feed de Facebook, ele não apenas adivinhará os resultados que você receberia de um teste de personalidade, como também analisará seus amigos, com base no texto que aparece em seu feed, e mostrará quais dos seus amigos são mais parecidos com você. Cento e setenta e cinco milhões de personalidades já foram analisadas até agora.

Transformar parte de uma pesquisa séria em um divertido jogo on-line é uma maneira engenhosa de aumentar a participação e potencialmente resolver os tipos de problemas estatísticos que afligem estudos de menor porte.

Uma desvantagem potencial é que tudo isso possa ser usado contra nós. Alguns países já sentiram a necessidade de criar leis para impedir que empregadores bisbilhotem potenciais empregados no Facebook.

Fontes:
The Economist - Internet research: Johnson: Serious games

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *