Início » Vida » Ciência » Lista dos cientistas mais influentes do mundo tem quatro brasileiros
RANKING

Lista dos cientistas mais influentes do mundo tem quatro brasileiros

Dos 3.126 nomes listados pela Thomson Reuters, quatro são brasileiros com trabalhos 'altamente citados' em publicações

Lista dos cientistas mais influentes do mundo tem quatro brasileiros
Os Estados Unidos dominaram a quantidade de nomes citados na lista (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Quatros pesquisadores brasileiros foram incluídos na mais recente lista dos 3 mil cientistas mais influentes do mundo elaborada pela Thomson Reuters. Esta é a terceira edição da lista, intitulada As mentes científicas mais influentes do mundo. As edições anteriores foram em 2001 e 2014.

Os brasileiros da lista são: Ado Jorio de Vasconcelos, físico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Adriano Nunes-Nesi, Agrônomo da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Alvaro Avezum, diretor da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo; e Paulo Artaxo, físico da Universidade de São Paulo (USP).

A lista tem como base a quantidade de trabalhos “altamente citados” de cada pesquisador entre 2003 e 2013. No entanto, os 3.126 nomes, especializados em 21 áreas do conhecimento, foram incluídos em ordem alfabética, sem revelar o número de publicações ou citações associadas a cada pesquisador da lista.

Além disso, o levantamento da empresa também não distingue autores de co-autores. Sendo assim, muitos pesquisadores foram incluídos na lista por terem colaborado em grandes projetos internacionais, e não necessariamente por conta de um projeto original.

Avaliando por nacionalidade, os Estados Unidos dominaram a quantidade de nomes citados na lista, com mais de 1,5 mil cientistas americanos. No entanto, a Thomson Reuters leva em consideração a nacionalidade da instituição onde o pesquisador trabalha, e não a nacionalidade do cientista. Sendo assim, é possível que haja mais pesquisadores brasileiros na lista que participaram de projetos estrangeiros.

Fontes:
Estado de S. Paulo-Brasil tem 4 cientistas na lista de 'mais influentes' do mundo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *