Início » Vida » Ciência » ‘Não há lugar para Deus na criação do Universo’
Stephen Hawking

‘Não há lugar para Deus na criação do Universo’

No livro "The Grand Design", que será lançado no próximo dia 9, o cientista diz que o Big Bang é uma consequência inevitável das leis da física, nada mais

‘Não há lugar para Deus na criação do Universo’
Cientista Stephen Hawking

O Universo não precisou de um Deus para ser criado. É o que acredita o físico Stephen Hawking. Depois de ter afirmado que a existência de um criador não era incompatível com a ciência, Hawking mudou sua teoria. No livro “The Grand Design”, que será lançado no próximo dia 9, o cientista diz que o Big Bang é uma consequência inevitável das leis da física, nada mais.

“A criação espontânea é a única explicação para a existência do Universo. Porque existe uma lei como a gravidade, o Universo pode e deve criar-se a partir do nada. Criação espontânea é a razão para haver alguma coisa em vez de nada, para que o Universo exista, para que nós existamos”, escreve Hawking. “Não é necessário invocar Deus para acender o pavio e pôr o Universo em movimento”.

Contestações

A teoria de Isaac Newton também é contestada na nova obra do físico. Segundo Newton, um deus teria desenhado o Universo, já que os planetas não poderiam ter nascido do caos. “Não é necessário invocar Deus para explicar o futuro do Universo”, afirmou Hawking. Citando a descoberta de 1992, que mostrou pela primeira vez planetas orbitando uma estrela que não era o Sol, Hawking disse que estão aparecendo cada vez mais evidências de que o Universo não nasceu como um “presente para os homens”.

Em 1988, o best-seller “Uma breve história do tempo”, de Hawking, continha uma teoria que parecia aceitar o papel de Deus na criação. A obra é renomada no meio científico por suas teorias sobre buracos negros, cosmologia e gravidade quântica.

Estadão - Deus é desnecessário para explicar a criação, diz Hawking
O globo online - Stephen Hawking afirma que não há lugar para Deus na teoria de criação do Universo

8 Opiniões

1. Claudimar disse:

Não sei como uma pessoa vegetando confiando somente em si própria pode chamar a atenção da humanidade, será que ele ainda não percebeu sua provoção. Garanto que se ele acreditasse em Deus e vivesse em harmonia com ele não teria sofrido tanto. cada um com sua cruz, amém.

2. Alek disse:

Será q o amigo que acabou de postar uma mensagem quis dizer que Hawking está assim é porque ele não acredita em Deus? Então quer dizer que quem nasce sem um braço ou uma perna também não crê? O que dizer das milhões de crianças que morrem a cada ano na África, é porque também não crêem em Deus? Será que o homem não consegue colocar na cabeça que estamos aqui e não temos missão alguma? Será que não conseguem aceitar que não existe Deus e nem seres superiores? Deus e religião foram criações do Homem! Não percebem que é por conta de religião que sempre aconteceram as guerras…”Meu Deus é o mais forte!” “Minha religião é a melhor!” e todas as babaquisses que sempre foram ditas. Temos que saber separar RELIGIÃO de MORAL, posso fazer o bem sem precisar de um “deus”. Garanto que são todos esses que se dizem ‘crentes’ é que fazem as maiores aberrações e crimes do nosso cotidiano! O que dizer do dono da Record (Edir Macedo), que ganha uma fortuna, não só no Brasil, como em todo o mundo, a custa de pregações incompreensíveis de libertação da alma em troca de $500, %1000 e por aí vai!
    Vou aproveitar pra dizer mais uma coisa: teria vergonha se eu fosse católico! Sabe por que? Porque essa foi a religião que mais matou, massacrou e assassinou pessoas em todo mundo ao longo de mais de 1 milênio porque estas pessoas não acreditavam nessa religião!
    Espero que meu desabafo possa servir pra todas aquelas pessoas que crêem em algo possam abrir mais o olho e perceberem que sempre foram enganadas! Obrigado. Aleksander.

3. João Louven disse:

Parece que Stephen Hawking está sofrendo do mal que aflinge tantos outros famosos, o famoso “se achismo”. Tentar explicar fenômenos realistas é uma coisa, agora, ficar cogitando possibilidades dentro de vislumbres hipotéticos como o Big Bang, que nem sabemos se é verdade, não faz o menor sentido.

4. sebastiao g aquino disse:

deus pode ate existir mas e apenas mais 1 ser do universo,,dizer que ele criou tudo e muito pretencionismo..veja este video do youtube titulado de “voce acha que o sol e grande” assista e depois reflita sobre o que nos somos no universo,,porque os religiosos falam de deus criando a terra mas nem citam o tamanho do universo,,sabe porque ? porque se as pessoas souberem tudo o que os astronomos estudam elas com certeza teriam uma atitudede nada religiosa..disse que misturando r+f=r= criaçao e verdade ou seja ,,nos vivemos agora ,imaginamos depois e nao acreditamos certo? e se fizermos ao contrario?

5. André Vinícius Vieites disse:

Não se discutem interpretações de Deus, mas sim de energia e quasares. Sim e tão somente pela definição de oportunidades ligadas ao quasar. Corpos celestes são objetos de estudos mais sintéticos e por que não dizer mais complexos em relação aos quasares que constituem as mais gigantescas fontes de energia conhecidas depois de verificações aplicativas dos neurogramas-holográficos até a fonte de energia que origina-se de uma gama de espectros situados nos confins do Universo, esses objetos causam polêmica sobre a energia original de Deus e outros pontos críticos entre ciência e religião, têm constituído a base de uma interminável investigação científica estruturadas através das matérias químicas que formularam tais pedras assim como inúmeras pesquisas cosmológicas e os processos de extração de energia natural.

6. Luiz.Roberto Ferreira disse:

Li recentemente que nos
    confins do universo,em todas as direcoes os telescopios encontraram magnificas explosoes. somente inferiores ao big bang. Na mimha opiniao arrisco deduzir que estamos ptpximos de descobrir, que nao sao so explosoes inferiores ao big bang,mas o proprio big bang ainda em atividade.

7. Milene Galvão disse:

Stephen, desculpe-me ser contra esse seu comentário mas sinto pena de você e guarde as suas opiniões idiotas só pra você

8. Emerson disse:

Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.
    Louis Pasteur