Início » Vida » Ciência » Nasce Stephen Hawking
NESTA DATA

Nasce Stephen Hawking

Em 8 de janeiro de 1942, nasce o físico britânico Stephen Hawking, um dos mais consagrados cientistas da atualidade

Nasce Stephen Hawking
Stephen Hawking ocupa a cadeira de Isaac Newton como professor de matemática na Universidade de Cambridge (Foto: Flickr)

Stephen William Hawking é um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, ele é responsável por contribuições fundamentais relacionadas ao estudo dos buracos negros. Atualmente, ocupa a cadeira de Isaac Newton como professor de matemática na Universidade de Cambridge.

Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, em Oxford, no Reino Unido. Aos 17 anos, entrou para a University College, em Oxford, onde estudou física. Em 1962, após completar a graduação, aos 20 anos de idade, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo.

Após completar 21 anos, teve que ser internado para fazer exames, e duas semanas depois recebeu alta. Na ocasião, os médicos estimaram que Hawking viveria apenas mais dois anos, em uma previsão que não aconteceu. Mesmo doente e com dificuldades para se locomover, continuou estudando até se tornar Ph.D em cosmologia, em 1966, pelo Trinity Hall, em Cambridge.

Com o passar dos anos, a doença se agravou e, em 1970, Hawking começou a se locomover em uma cadeira de rodas. Nessa época, já era casado com Jane Wilde, tinha três filhos e era um físico conhecido que trabalhava no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

Apesar do agravamento da doença, não parou seus estudos sobre buracos negros e descobriu que eles emitem radiação, em meados da década de 1970. A partir daí, começou a pesquisar sobre como a mecânica quântica pode afetar o destino.

Em 1985, foi diagnosticado com pneumonia. O quadro era tão grave que os médicos cogitaram desligar o respirador artificial de Hawking. Submetido a uma traqueostomia, o físico perdeu a fala e passou a necessitar de cuidados constantes. Desde então, vive imobilizado em uma cadeira de rodas e se comunica através de um sintetizador de voz.

Embora a doença tenha fragilizado o físico britânico, a ELA não compromete a lucidez e Hawking se manteve ativo. Em 1988, publicou uma de suas obras mais consagradas: o livro “Uma Breve História do Tempo”. Contando sobre a origem do universo, o livro se tornou um sucesso e foi traduzido para mais de 30 idiomas.

Ele ainda escreveu outras obras, como “Buracos Negros, Universos Bebês e outros ensaios” (1993), “O Universo Numa Casca de Noz” (2001), “A Teoria de Tudo: A Origem” (2002), “O Grande Projeto” (2010), e o livro de memórias, “Minha Breve História” (2013).

Recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Especial de Física Fundamental. Também foi homenageado pela descoberta da radiação dos buracos negros, por sua contribuição à física quântica e seus estudos sobre a origem do universo.

Hawking defende que os humanos invistam na construção de colônias no espaço para prevenir a possibilidade de catástrofes eliminarem a humanidade.

Fontes:
UOL Educação-Stephen Hawking
E-biografia-Stephen Hawking
Brasil Escola-STEPHEN WILLIAM HAWKING

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *