Início » Vida » Ciência » Pesquisa pode retirar as lâmpadas incandescentes da obsolescência
CIÊNCIA

Pesquisa pode retirar as lâmpadas incandescentes da obsolescência

Atualmente, as lâmpadas fluorescentes e as LEDs são mais usadas

Pesquisa pode retirar as lâmpadas incandescentes da obsolescência
As incandescentes têm esse nome porque sua luz vem de seu filamento central que brilha quando a corrente passa (Foto: Wikimedia)

Quase todas as nações ricas estão, gradualmente, abandonando o uso de lâmpadas incandescentes. O principal motivo é o fato delas dissiparem uma grande quantidade de energia e calor.

Diferentemente das lâmpadas fluorescentes e das LEDs, as incandescentes têm um espectro completo de cores que lembra a luz do dia, não precisam de tempo para aquecer e podem ser reguladas.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), liderados pelo professor Marin Soljacic, criaram um tipo de lâmpada incandescente modificada que mantém os avanços da tecnologia enquanto tem um potencial melhor que as fluorescentes e as LEDs.

As incandescentes têm esse nome porque sua luz vem do seu filamento central que brilha quando a corrente passa. A cor deste brilho depende do quão quente está o filamento. Mas o pesquisador conseguiu uma forma de usar menos energia para aquecer o filamento a certa temperatura e gerar uma luz visível. Então, talvez as incandescentes voltem a ganhar o mercado.

 

 

Fontes:
The Economist-Light-bulb moment

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *