Início » Vida » Ciência » Pessoas mais pobres são mais propensas a ajudar os outros
ESTUDO

Pessoas mais pobres são mais propensas a ajudar os outros

Estudo faz experimento social para explorar o quanto a riqueza pode impactar a habilidade de uma pessoa em ser generosa

Pessoas mais pobres são mais propensas a ajudar os outros
A equipe também notou que a empatia teve pouco impacto nas decisões (Foto: Creative Commons/Zero CC0)

Pessoas mais pobres são mais propensas a compartilhar dinheiro do que as mais abastadas, segundo um novo estudo. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Queen Mary, de Londres, fez um experimento social para explorar o quanto a riqueza pode impactar a habilidade de uma pessoa em ser generosa.

As pessoas que participaram do experimento receberam um status alto ou baixo, determinado pela quantidade de dinheiro dada pelos pesquisadores. Durante o teste, os participantes tiveram que decidir quanto de dinheiro eles queriam ficar e quanto queriam botar num pote que seria distribuído entre todo mundo.

O estudo, publicado no jornal científico Basic and Applied Social Psychology, descobriu que, em geral, aqueles que foram classificados com status mais baixo eram mais propensos a colocar dinheiro no pote do que aqueles que tinham status mais alto. A equipe também notou que a empatia teve pouco impacto nas decisões dos participantes durante o estudo.

“O outro achado surpreendente é que a empatia quase não tem impacto em promover comportamento pró-social. Em outras palavras, contribuir para o pote de dinheiro do grupo”, disse Magda Osman, autora principal da pesquisa. “Isso importa porque há muitas reivindicações de que a empatia é a ‘cola’ que faz as pessoas agirem socialmente. O que nós mostramos é que, quando dinheiro importa, a empatia não desempenha praticamente nenhum papel na melhoria de comportamentos pró-sociais”, diz a pesquisadora.

Independent-People with less money more likely to share wealth with others, study finds