Início » Vida » Ciência » Previsões climáticas serão proibidas?
Estados Unidos

Previsões climáticas serão proibidas?

Carolina do Norte quer policiar cálculos sobre o aumento do nível do mar, vistos como 'catastrofistas' pelos políticos

Previsões climáticas serão proibidas?
Segundo estudos, nível do mar subirá 1 metro na Carolina do Norte

Uma notícia assustadora foi divulgada nesta segunda-feira, 28, pelo jornal norte-americano News & Observer. Segundo o veículo, o NC-20, um grupo de 20 municípios costeiros da Carolina do Norte, quer proibir previsões climáticas depois que uma série de estudos revelaram que as costas do estado seriam vulneráveis devido aos seus baixos relevos. Indicada para avaliar os riscos, uma comissão científica entregou um relatório para a Comissão de Recursos Costeiros da Carolina do Norte com a previsão de que as águas poderiam subir um metro até o final do século, inundando mais de 5 mil quilômetros de terra.

O NC-20 achou que o “catastrofismo” do relatório não era bom para os negócios e que era melhor não se apoiar em “modelos informáticos baseados em simples hipóteses humanas”. Com o lobby do grupo, a Comissão acabou baixando a previsão de subida do nível do mar para apenas 40 cm. Não satisfeitos, ainda pretendem votar uma nova lei que acrescenta restrições sobre futuras avaliações do aumento do nível do oceano no estado. Se for aprovada, cálculos sobre o nível do mar poderão ser feitos apenas pela Divisão da Gestão das Costas – uma organização não-científica. Outros pesquisadores não estarão proibidos de fazer suas previsões – só que elas não serão levadas em conta pelo estado da Carolina do Norte.

O projeto apresentado por políticos republicanos vai ainda mais longe, já que explica como a futura subida do nível dos oceanos deverá ser estimada. Um cálculo que não se apoia em nenhum modelo climático, mas só deverá ser feito a partir de registros históricos do nível do mar tomados desde 1900. Quanto à extrapolação em si, será uma simples linha reta prolongando tendências do passado e que “não incluirá um cenário de crescimento acelerado do nível do mar”. O que vai na contramão de todos os modelos efetuados nos últimos anos, que preveem uma aceleração.

A intromissão de governos em pesquisas científicas pode virar uma tendência nos Estados Unidos, onde o negacionismo em relação às mudanças climáticas está em alta entre políticos. O senador republicano James Inhofe já declarou na rádio que as mudanças climáticas não serão permitidas por Deus, já que não estão na Bíblia. Ele chegou a citar uma passagem do Gênesis para sustentar sua tese: “Enquanto a terra durar, sementes e a sega, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite, não cessarão”. E acrescentou: “Deus está sempre lá em cima. Fico indignado com a arrogância de pessoas que pensam que nós, seres humanos, somos capazes de mudar o que ele faz com o clima.”

Fontes:
News & Observer - Coastal N.C. counties fighting sea-level rise prediction

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *