Início » Vida » Ciência » Robô Sophia entra em turnê para divulgar inteligência artificial
TECNOLOGIA

Robô Sophia entra em turnê para divulgar inteligência artificial

Primeiro robô do mundo a obter cidadania, Sophia embarcou em uma turnê para divulgar o trabalho referente à inteligência artificial

Robô Sophia entra em turnê para divulgar inteligência artificial
Em 2017, Sophia se tornou o primeiro robô do mundo a ganhar cidadania (Foto:YouTube)

O robô Sophia, o primeiro do mundo a obter cidadania, embarcou em uma turnê mundial para divulgar o trabalho referente à inteligência artificial, em nome de seus criadores, os engenheiros da Hanson Robotics, de Hong Kong.

Em uma de suas primeiras paradas, no Azerbaijão, Sophia conheceu o presidente Ilham Aliyev. “Senhor Presidente, eu estou encantada em conhecê-lo. O Azerbaijão me deixou maravilhada”, disse o robô ao conhecer Aliyev, na semana passada.

Sophia também participou da abertura de uma conferência no país, ao lado de Aliyev, onde foi anunciada a inauguração de um centro da Rede de Serviço e Avaliação de Azerbaijão.

Apesar de impressionar o público, Sophia tem dividido opiniões entre especialistas em inteligência artificial. O ponto de divergência é a forma como seus criadores a estão promovendo.

O chefe de pesquisas em inteligência artificial do Facebook, Yann Lecun, por exemplo, afirmou que a Hanson Robotics engana o público. “Muitas pessoas estão sendo enganadas em pensar que este fantoche animatrônico (mecanicamente sofisticado) é inteligente. Ele não é. Ele não tem sentimentos, opiniões ou compreensão do que fala. É um fantoche”, relatou LeCun, em sua conta rede social.

David Hanson, criador da Sophia, uniu no robô, a capacidade avançada de imitar as linguagens humanas, com feições também humanas, inspiradas na atriz Audrey Hepburn. Durante um evento na Arábia Saudita, em 2017, Sophia se tornou o primeiro robô a ganhar cidadania.

Fontes:
Galileu-Robô Sophia embarca em turnê mundial para promover inteligência artificial

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *