Início » Vida » Ciência » Salinidade dos oceanos será medida pela Nasa
Ciência

Salinidade dos oceanos será medida pela Nasa

Com as informações, será compilado um mapa da salinidade, que vai revelar como ela muda de um lugar para o outro e com o tempo

Salinidade dos oceanos será medida pela Nasa
Missão Aquarius vai recolher dados por no mínimo três anos (Fonte: Hype Science)

Os oceanos vão ser o próximo objeto de estudo da Nasa. A agência irá lançar um satélite, no dia 09 de junho, para monitorar a salinidade da superfície dos mares e suas interações com o ciclo da água e outras funções que influenciam o clima.

A missão Aquarius/SAC-D custou US$ 287 milhões e será lançada da base Aeronáutica Vandenberg, na costa da Califórnia, Estados Unidos. Sua órbita estará a 657 quilômetros da Terra e ela pode atingir faixas de até 400 quilômetros de profundidade nos oceanos.

“A salinidade é a cola que une dois componentes importantes do clima do nosso planeta: a circulação do oceano e o ciclo global da água. As medições serão realizadas com muitos detalhes, levando a novas descobertas que irão melhorar nossas condições de prever o clima”, explica o principal pesquisador do observatório, Gary Lagerloef.

Metodologia

O satélite funciona por meio de emissões de microondas. Essas emissões mudam de acordo com a condutividade elétrica da água, que é influenciada pela quantidade de sal. Estes dados serão recolhidos todas as semanas por, no mínimo, três anos.

Com essas informações, será compilado um mapa da salinidade oceânica. Ele vai revelar como a salinidade muda de um lugar para o outro e com o tempo, monitorar os ventos e as mudanças do ciclo da água.

A missão é uma colaboração da Nasa com a agência espacial argentina Comisión Nacional de Actividades Espaciales (Conae), e conta com a participação de Canadá, França, Itália e Brasil.

Lua cheia volta a brilhar forte após 18 anos