Início » Vida » Ciência » Sonda espacial europeia realiza encontro histórico com cometa
Avanço espacial

Sonda espacial europeia realiza encontro histórico com cometa

A Rosetta foi posta dentro de um raio de 100 km de um cometa que viaja a 55.000 km/h e começará a realizar análises

Sonda espacial europeia realiza encontro histórico com cometa
Rosetta começará sua missão científica no cometa 67P/CG (Reprodução/ESA)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma espaçonave europeia se tornou a primeira da história a se encontrar com um cometa após uma combustão de sete minutos dos propulsores da sonda a levar para um raio de 100 km de distância da rocha de poeira e gelo.

A Rosetta, espaçonave da Agência Espacial Europeia cujo custo chegou ao bilhão de euros, se alinhou ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a mais de 400 km da Terra, quando este viajava em direção ao sol a cerca de 55.000 km/h.

A manobra que levou a espaçonave ao cometa marca o fim do início de uma missão que decolou da Guiana Francesa há 10 anos, cinco meses e quatro dias. A Rosetta agora começa a sua missão científica, utilizando um conjunto de instrumentos para analisar o núcleo do cometa.

A missão Rosetta será a primeira a dar aos cientistas medidas precisas de um cometa à medida que ele passa de um estado frio e inativo para um de atividade que libera centenas de quilos de poeira e gás enquanto gira em torno do sol. O cometa se encontra em uma órbita elíptica de 6,5 anos que cruza as órbitas de Marte e da Terra, e depois volta para o gigante gasoso Júpiter.

“Após 10 anos, cinco meses e quatro dias viajando em torno de nosso destino, girando em torno do sol cinco vezes e atingindo a marca de 6,4 bilhões percorridos, é com prazer que anunciamos que finalmente estamos aqui”, afirmou o diretor geral da AEE, Jean-Jacques Dordain. “A europeia Rosetta é a primeira espaçonave da história a se encontrar com um cometa, um grande marco para a exploração de nossas origens.”

 

Fontes:
TheGuardian-Rosetta spacecraft makes historic rendezvous with rubber-duck comet 67P/CG

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. jan disse:

    Devem ser 400 mil km de distancia da terra.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *