Início » Vida » Ciência » Tempestade solar proporciona espetáculos da aurora boreal
Espetáculo de luzes

Tempestade solar proporciona espetáculos da aurora boreal

Fortes explosões de plasma do Sol mandaram um espetáculo de luzes e cores no céu em latitudes inesperadas tanto no Hemisfério Norte como no Sul

Tempestade solar proporciona espetáculos da aurora boreal
Foto tirada em Narva-Joesuu, na Estônia (Xinhua/Rex)

Uma severa tempestade solar alcançou a Terra na última terça-feira, 17, contribuindo para a exibição da aurora até o sul de Oregon, nos Estados Unidos, além de ser visível em algumas partes inesperadas do Hemisfério Sul.

Segundo o diretor do Centro de Previsão de Tempo Espacial, em Boulder, Colorado, Thomas Berger, a radiação solar proveniente de duas explosões de plasma magnético que ocorreram no Sol, no último domingo, 15, chegaram na Terra, na terça-feira, cerca de 15 horas antes e muito mais forte do que o esperado.

Autoridades anteciparam uma possível interrupção de redes de energia, rastreamento GPS e sistemas de comunicação, mas Berger disse que, neste caso, não havia nenhuma das explosões de radiação que poderiam afetar as operações de satélites.

auroradois

A aurora em Donnelly Creek, no Alasca (Rex)

A tempestade atingiu o nível quatro, chamado de severo pela escala– de um a cinco — de efeitos geomagnéticos da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. Essa foi a tempestade solar mais forte que atingiu a Terra desde 2013. Faz cerca de uma década que uma tempestade do nível cinco, chamada de extrema, alcançou a Terra.

A aurora boreal geralmente é vista no extremo norte, mas desta vez, ela se estendeu até o sul, com mais pessoas relatando que conseguiram aproveitar o espetáculo colorido no céu. Antes do Sol nascer na terça-feira, a aurora já tinha sido vista em lugares no norte dos EUA, como em Washington, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Minnesota e Wisconsin.

Imagens impressionantes vieram da Estônia e do Alasca, enquanto os meteorologistas disseram que havia possibilidade de ver o espetáculo em grande parte da Rússia e do norte da Europa bem como no extremo sul.

No Hemisfério Sul, a aurora foi relatada na Nova Zelândia e em locais da Austrália, como Perth e Goulburn.

 

Fontes:
The Guardian-Solar storm delivers spectacular aurora displays and pictures

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *