Início » Vida » Ciência » Teoria da Evolução: em 1859, Darwin concluiu ‘A Origem das Espécies’
Nesta Data

Teoria da Evolução: em 1859, Darwin concluiu ‘A Origem das Espécies’

Em 19 de março de 1859, Charles Darwin concluiu a obra "A Origem das Espécies"

Teoria da Evolução: em 1859, Darwin concluiu ‘A Origem das Espécies’
Darwin reuniu dados sobre espécies, base para a criação do seu livro (Reprodução/Internet)

Naturalista, Charles Darwin foi o pai da Teoria da Evolução. De acordo com esta, a evolução dos seres vivos foi originada de um ancestral comum, herdando pequenas modificações, que, a partir da seleção natural, se perpetuariam ou não. Ou seja, as espécies animais e vegetais são mutáveis. A teoria foi criticada, não somente no campo científico, como também na área ideológica e religiosa em todo o mundo.

Darwin publicou “A Origem das Espécies” em 1859. O cientista observou que, dentro de uma espécie, os indivíduos diferem uns dos outros, existindo, portanto, luta pela sobrevivência. Os mais bem adaptados são os que deixam maior número de descendentes. Apesar de fundamentalmente correto, o darwinismo foi complementado e afinado pelos evolucionistas do século XX, para que se transformasse na sólida doutrina evolucionista atual.

Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809. Ingressou no curso de Medicina, na faculdade de Edimburgo, mas desistiu ao ser contra as práticas cirúrgicas sem anestesia (ainda inexistente na época). Após a tentativa sem sucesso de tornar-se clérigo, Darwin foi convidado a integrar uma equipe de expedição científica a bordo do navio Beagle, de 1831 a 1836, navegando pela costa do Pacífico e pela América do Sul. Na viagem, Darwin reuniu dados sobre as variações das espécies, o que se tornou base para a criação de seu mais conhecido livro.

Até o século XVIII, o criacionismo — idéia que defende que qualquer espécie é criada por ato divino — era aceito com naturalidade pelo Ocidente. O francês Jean-Baptiste Lamarck — um dos primeiros a questionar a doutrina — defendeu, em 1809, que fatores ambientais podem modificar características nos indivíduos e, além disso, essas mudanças seriam transmitidas às proles.

26 Opiniões

1. hcg disse:

Por mais que os adeptos da TEORIA da Evolução tentem argumentar a favor e contra as outras teorias (não existe somente o criacionismo), elas sempre será uma teoria enquanto não houverem fatos científicos comprobatórios.

2. Daniela disse:

acredito na criaçao
    que legal…..

3. Elmo B. disse:

HCG, Você simplesmente não distingue uma teoria de uma hipótese e um dogma religioso. Por que não aproveita que já subiu no palanque e fala mais um pouco sobre essas outras “teorias”?

só vou “tentar argumentar” depois que vc parar para ler (vale até artigo da wikipédia) alguma coisa sobre o A Origem das espécies ou o método científico primeiro

4. Aguinaldo O. Rocha Junior disse:

Charles Darwin, Leonardo Da vinte, Lois Paster, Sigmundo Freud, Thomas Edson, Isac Newton, Albert w, Santos Dumont, Jung, Voltaire, Erasmo de Rotterdã. O melhor time que a humnidade já teve: Homens que abriram o horizonte da verdade,criatividade, filosofia, matemática física e outras ciências; sem as quais o ser humano ainda estara na escuridão.
    Nenhum deles foi materialista: Todos acrediram na existência da intleigência superior que semeou a vida e existência no universo, sem se preocupar com a pressa. O Big Bang foi “O FAÇA _SE À LUZ” depois o resto gradativamente! “VIVA CHARLES DARWIN”

5. paschoal o copista disse:

De acordo com Leon Denis, o homem está dormente no mineral, desperto no vegetal e animado no ser humano.Por vontade do Criador, desde a mais elementar das bactérias é destinada, milênio após milênio a chegar à angelitude, através de sucessivas reencarnações.Vista desse ângulo é perfeita a afirmação de Charles Darwin!

6. Jorge Rodrigues disse:

Darwin “esqueceu-se”, contudo, de teorizar sobre o aparecimento e evolução do Homem ou, simplesmente, viu que era muito complicado e calou-se…

7. Miriam Santiago disse:

Muito boa a matéria sobre Darwin.
    Adorei.
    Vou colocá-la amanhã (19) na íntegra em meu blog, com a fonte do Jornal Opinião.
    Gosto muito das matérias do Opinião, pois os assuntos são sempre diferentes e interessantes.
    Grande abraço,
    Miriam

8. Luciano Pinheiro disse:

Os genios sempre foram e sempre serão incompreendidos. Quando julio verne escreveu suas ficções sobre o submarino, os artefatos de voo e outras invencionices, não se aceitava que tais ficções virassem realidade. Todas as criações mais importantes da humanidade nasceram da ousadia e da loucura daqueles homens. Charles foi perseguido pela incúria do pensamento medieval ainda existente no seu tempo. Dizer que um germe pode ter variações e mutações significou naquele tempo a retirar cristo da cruz e colocar outro messias. Charles rompeu com seu próprio tempo e avançou para o futuro. Até o presente momento nenhum estudo científico desmistificou o que ele criou. Com a descobrimento do genoma vem aí a certeza de seus estudos. A igreja, durante séculos procurou esconder e ridicularizar tais teorias com o medo de que poderia perder “almas”, e poder. Algumas almas perdeu, o poder não. Mas não tem, a igreja, seus estudiosos não têm argumentos sustentáveis de que não somos germens, mutáveis, inteligentes e fonte inesgotável de futuros conhecimentos. Que nossos filhos e netos procurem ler o que a ciencia diz para entender porque o homem criou essa imagem de Deus que, na sua essência é á mais magistral criação do gênio humano. Um ser que é a resposta para tudo sem precisar de explicações.

9. rogerio Faria disse:

Quando vejo Big Brother Brasil, torcidas organizadas de futebol, crentes religiosos, manobras militares, degradação ambiental, entrevista com eleitores etc., pergunto: será que houve a “evolução humana”?

10. Oscar Benário disse:

Rogério, pra mim esse problema não é culpa da evolução, mas com alguma coisa de errado na seleção natural

11. Pb.Luiz disse:

Charles Darwin foi um ótimo estudante,porem faltou na aula da criação Divina,eu não acretido que minha origem surgiu de um primata e muito menos que não foi Deus tudo criou,existe sim multações por regiões mas não creio na evolução dessa maneira.
    tudo foi criado POR DEUS,PARA DEUS,SOMOS CRIATURAS DE DEUS.
    Podem falar que sou louco,fanatico ou leigo,só existe uma verdade, e ela não minha e nem do Charles Darwin ,mais sim de Deus
    luiz.tresr@gmail.com

12. auane disse:

Darwin, um grande mestre da Ciência incompreendível mas com ótimas teorias que podem nos ajudar a entender o mundo e a desentender.O mundo da Ciência muitas vezes muito estranho.Mas e um bom mundo para entender muitas coisas melhor ainda com essas teorias do nosso querido Darwin.

13. C.L. disse:

E se os animais são outras raças da mesma espécie, só que já foram extintos, como grande parte de nossa fauna?
    E se as bactérias não evoluem, mas sim se adaptam? Esta teoria não é sobre evolução, mas sim sobre a capacidade de adaptação?
    Pensem nisso…

14. Junio Gama disse:

Obr! me ajudou muito no meu trabalho de escola Darwin merece o meu respeito!!!!!!!!!!!

15. A.O disse:

Acho que a ciência tem como a sua função explicar a origem da vida e de outros fenômenos, mais não é preciso deixar de acreditar em Deus pra estudar ciências, temos que respeitar o estudo esforçado deles e os estudiosos a nossa religião e cultura, e não é porque eles estudam ciência que não tem religião.

16. JOSÉ CORDEIRO disse:

BOA NOITE A TODOS. EM PRIMEIRO LUGAR, NOS DIAS DE HOJE TENTA-SE EXPLICAR A EXISTENCIA DE DEUS SIM. A MINHA GRANDE DÚVIDA É SE O HOMEM EVOLUIU DE UM PRIMATA, O QUE ACONTECEU COM AQUELES QUE VEJO NO ZOOLÓGICO OU NOS FILMES DE TARZAN? BEM DEIXA PRA LÁ… E QUANTO À REENCARNAÇÃO: BEM SE UM INDIVIDUO HERDA A SEMELHANÇA DE SEUS PAIS, HERDA TAMBEM A SUAS CÉLULAS E COM ELAS VEM TAMBEM AS CÉLULAS DE MEMÓRIA (CEREBRAIS), POR ISSO TEMOS A SENSAÇÃO DE JÁ TER ESTADO NAQUELE LUGAR, TER JÁ CONHECIDO, OU VISTO ALGO OU ALGUÉM, ETC… E NOS FAMILIARIZAMOS COM COISAS DITAS “ANTIGAS” POIS VEMOS FOTOS E BLÁ BLÁ BLÁ…E SE TUDO SURGIU DE UM “BIG BANG” COM CERTEZA NÃO FOI O COMANDO DO SENHOR “HAJA LUZ” NADA TEM A VER. ELE, PRA MIM, QUIS DIZER HAJA A LUZ DO CONHECIMENTO SOBRE MIM, TEU DEUS, POIS ATÉ O SOL ELE CRIOU ANTES DO “HAJA A LUZ” E, POR ULTIMO, NENHUMA IGREJA VERDADEIRA TEM MEDO DE PERDER OS SEUS FIÉIS, AO CONTRÁRIO A CADA DIA CRESCE CADA VEZ MAIS…AH, EM TEMPO, O CANCER É TAMBEM UMA EVOLUÇÃO? E A SUA CURA OU O SEU DESAPARECIMENTO, MOSTRADO POR MUITOS, SE DÁ À “EVOLUÇÃO”? PRA MIM UM POVO EVOLUIDO É AQUELE QUE ESTUDA, APRENDE E ENSINA…E POR FAVOR ME EXPLIQUEM: OS MILAGRES ATRIBUIDOS AO NOME DO SENHOR JESUS? BJS E A PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS!!!

17. janne jessica disse:

vocês todos são uns burros e precisam voltar para a escola. Como base nos estudos feitos, aceitei a conclusão que os historiadores tiveram sobre a inclusão do homem neste processo de evolução do homem, que ao contrário do que muitos pensam Darwin não apresentou uma teoria para a evolução do homem. Isso ele fez muitos anos depois. Darwin também não propôs uma teoria para a origem da primeira espécie, mas sim para o surgimento de novas espécies partindo de outras.

Contando com tais premissas, esta teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência, a partir da qual estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, em razão de suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum

18. joao disse:

nao a nada de evoluçao quem nos vez foi deus nos nao evoluimos de macacos e sim deus que nos fez
    sim alguns animais vem evoluindo e melhorando mais nos ja vinhemos au mundo assim perfeitamente imperfeito sou apenas uma criança mais tenho fé em deus e na biblia diz que deus fez os homes e de uma de nossas custela fez a mulher !!!

19. Helen Sofia disse:

Legal a teoria de Darwin,mas,não concordo com essa teoria

20. Anna Elias disse:

não acredito em Darwin de uma evolução do Homem. eu creio em verdade na Palavra de Deus quem fez homem e Depois mulher. Deus é mais poderoso do que Darwin. Darwin traz a influência confusão a mente do homem e da mulher. Darwin apenas ser humano mas o pensamento dele um pouco e nao profunda inteligencia. eu não creio. pq a bíblia nos ensina o que é certo e o que é errado. quando comente errado ela nos corrige. assim Ele nunca viu no passado pela evolução. só tenta provar na ciencia. gente… Deus é dono da Ciência Sabedoria e Poder. a Palavra de Deus explica o que Foi Senhor criou homem e mulher e nao pela evolução do Homem. Deus existe no passado no presente e no futuro. Deus sabe tudo isso. Deus tem Sabedoria e todo Poderoso e Conhecimento

21. joao2012oliveira@gmail.com disse:

A teoria da evoluçao prova que os seres evoluem e se modificam com o tempo. Portanto, a prova de que vida começou ha 3.5 milhoes de anos de primitiva e simples sem criaçao divinda, sao as
    ilhares de especies parecidos entre si..

22. ANTONIO AIRTON DE ANDRADE disse:

POUCA CIÊNCIA DEIXA O HOMEM ARROGANTE E O AFASTA DE DEUS. MUITA CIÊNCIA DEIXA O HOMEM SÁBIO E EM COMUNHÃO COM DEUS. FALAM QUE NINGUÉM PROVA A EXISTÊNCIA DE DEUS, ALGUÉM JÁ PROVOU SUA NÃO EXISTÊNCIA? TEORIAS PRECONIZAM QUE O UNIVERSO SE FORMOU DE REAÇÕES OCORRIDAS DE ALGUMAS CONDIÇÕES PRE- EXISTENTES “( LOGO, DEUS NÃO EXISTE )” MAS EU PEÇO QUE ME INFORMEM: COMO SURGIRAM ESSAS CONDIÇÕES? O HOMEM CONSEGUE REPRODUZIR TECIDOS A PARTIR DE UMA CÉLULA. MAS CONSEGUE, DO NADA, PRODUZIR ESSA CÉLULA? ORA,PAREM DE TENTAR PROVAR O IMPROVÁVEL E VÃO OCUPAR ESSA MARAVILHOSA INTELIGÊNCIA (FOI DEUS QUEM DEU) BUSCANDO A CURA DO CÂNCER, SOLUCIONAR A FOME E DEMAIS DESGUALDADES SOCIAIS. “PAI PERDOAI, ELES (PENSAM QUE) SABEM O QUE FAZEM”!

23. anonima disse:

EUnao acredito que somos feito de barro nao tem nem logica,
    se deus existe, as fadas, gnomos,trols tabem devem existir

24. Cristina Barcellos disse:

concordo com o amigo Antonio Airton de Andrade,de muita importância as descobertas e teorias d Charles Darwin, mas nas atuais condições que vivemos no Brasil e no mundo, de fome, guerras, corupção,Etc…devemos nos preocupar e atuar em causas mais urgentes que estão aí pra todos verem…como está sendo divulgado a todo momento pelas mídias.abraços Cristina- gravataí-rs

25. Beraldo disse:

O macaco não teria evoluído do homem?
    Hehrhe!!!

26. Jhefane Mendes disse:

Como dizia Sócrates: “só sei que nada sei”.
    Não me preocupo com isso, apesar de ter muitas dúvidas, adoraria saber a verdade. Mas ,infelizmente, todas as teorias são muito abstratas e confusas.
    Acredito que nunca teremos a resposta que tanto almejamos.
    Por mais que eu tenha curiosidades, procuro não focar nesses assuntos, pois dificilmente terei uma resposta clara!