Início » Vida » Ciência » Vazamento ameaça nova espécie de peixe
Golfo do México

Vazamento ameaça nova espécie de peixe

Os agentes químicos utilizados para dispersar a mancha de óleo pioram a situação do peixe-morcego panqueca.

Vazamento ameaça nova espécie de peixe
O peixe vive a cerca 400 metros de profundidade e está sendo afetado pelo vazamento (Fonte: BBC Brasil)

Uma nova espécie de peixe, descoberta há pouco tempo no Golfo do México, já corre risco de desaparecer. Segundo pesquisadores da Louisiana State University (LSU), nos Estados Unidos, o vazamento de petróleo está ocorrendo no nível do habitat desses peixes, o que pode dizimar a espécie.

A British Petroleum (BP) e o governo pioraram a situação ao injetar imensas quantidades de químicos para dispersar a mancha de óleo, de acordo com o biólogo que descobriu a espécie há seis meses, Prosanta Chakrabarty. “Apenas porque é abaixo da superfície não quer dizer que não está causando danos. Significa apenas que nós não sabemos quais são as consequências”, afirmou.

Formato de panqueca

A espécie Halieutichthys aculeatus é conhecida como peixe-morcego panqueca (pancake batfish), mas ele é menor que uma panqueca. “Se você faz um formato oval com seu dedão e o dedo indicador, você tem aproximadamente o tamanho dele”, explica Chakrabarty.

O peixe, que vive a cerca de 400 metros de profundidade, passa a maior parte de seu tempo descansando sobre o fundo arenoso do Golfo do México. Apesar de ter nadadeiras, o pequeno animal não nada. Para se locomover, ele utiliza suas nadadeiras para pular sobre o solo.

Petróleo: Governo mudará diretrizes para acidentes