Início » Notícia » Cientista desenvolve bateria que carrega totalmente em apenas um minuto
Tecnologia

Cientista desenvolve bateria que carrega totalmente em apenas um minuto

Protótipo é feito de alumínio e, além do tempo de carga, tem durabilidade mais de sete vezes maior que o modelo atual e é mais seguro

Cientistas afirmam ter inventado uma nova bateria que pode ser totalmente carregada em apenas um minuto. Esta nova bateria, de alumínio, pode vir a substituir os modelos de lítio, comuns em notebooks e celulares.

Além de representar uma mudança significativa nos conceitos de carga, o protótipo de alumínio também traz inovações em termos de segurança e meio ambiente. Segundo os desenvolvedores, é mais difícil que as versões de alumínio peguem fogo, além de serem mais sustentáveis que os modelos alcalinos.

A descoberta foi publicada no jornal Nature, pelo professor de química da Universidade de Stanford, Hongjie Dai, e saudada como um avanço tecnológico sem precedentes  no que se refere às baterias.

“Nós desenvolvemos uma bateria recarregável de alumínio que pode substituir dispositivos de armazenamento existentes, tais como pilhas alcalinas, que são ruins para o ambiente, e as baterias de lítio-íon, que ocasionalmente podem explodir. Nossa nova bateria não vai pegar fogo, mesmo se você perfurá-la”, explicou o pesquisador.

A nova bateria é também mais duradoura que os modelos de lítio, com mais de 7500 ciclos de recarga, enquanto o modelo mais usado atualmente aguenta apenas 1000 ciclos.

“Outra característica da bateria de alumínio é a flexibilidade. Você pode dobrá-la e dobrá-la, por isso tem o potencial para uso em dispositivos eletrônicos flexíveis. O alumínio é um metal mais barato do que o lítio, o que reduziria os custos”, afirmou o co-autor da pesquisa, Ming Gong.

O novo modelo também poderá ser usado para armazenar energia renovável da rede elétrica, disseram os especialistas que participaram da sua produção.

Fontes:
Guardian-Aluminium battery can charge phone in one minute, scientists say

3 Opiniões

  1. P.F disse:

    Tava na hora, tenho fé de que vai pegar e economizar nos custos das energias. Que venha logo!!

  2. Joma Bastos disse:

    Muito interessante!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *