Início » Vida » Ciência » Cientistas desenvolvem tênis inteligente que gera energia ao caminhar
Tecnologia

Cientistas desenvolvem tênis inteligente que gera energia ao caminhar

Calçado tem dois dispositivos que geram energia através do choque com o chão e do movimento do pé

Cientistas desenvolvem tênis inteligente que gera energia ao caminhar
Tênis com o dispositivo acoplado. Ele abre porta para outras tecnologias como os tênis auto-amarrantes. (Foto: Reprodução/Divulgação)

Pesquisadores alemães desenvolveram dois dispositivos que podem ser acoplados a um calçado e gerar energia através do ato de andar. Os aparelhos foram produzidos com tecnologia vestível e podem substituir as baterias e sua constante necessidade de recarga.

Os artefatos foram batizados de “shock harvester” e “swing harvester”. O primeiro gera energia através do impacto do calcanhar do usuário com o chão, já o segundo usa os movimentos do pé. Os resultados da pesquisa foram publicados no jornal “Smart Materials and Structures”.

“O “shock harvester” foi desenvolvido para abastecer um sistema de navegação interna e aumentar sua vida operacional. Já o ‘swing harvester’ foi desenvolvido como parte do tênis ‘self-lacing’ para pessoas idosas. O calçado detectaria quando o usuário colocasse o pé dentro dele e se amarraria sozinho. Quando fosse requerido, ele abriria sozinho também. O dispositivo geraria a energia para esse funcionamento do tênis”, concluiu Ylli.

A energia dos artefatos é gerada através do movimento entre imãs e o bobinas e produzem uma quantidade pequena de energia, entre 1 e 4 miliWatt quando o usuário caminha a 5 km/h. Uma caminhada pode ser o suficiente para recarregar um smartphone, que exige em média 2000 miliWatt.

Fontes:
Engineering and Technology Magazine- Smart shoe devices produce power from walking

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *