Início » Vida » Ciência » Cinzas de Hawking serão enterradas ao lado de Newton e Darwin
GÊNIO DA FÍSICA

Cinzas de Hawking serão enterradas ao lado de Newton e Darwin

As cinzas serão enterradas na abadia de Westminster, que reúne os restos mortais de importantes nomes da história do Reino Unido

Cinzas de Hawking serão enterradas ao lado de Newton e Darwin
Mesmo diagnosticado com ELA aos 21 anos, Hawking foi um dos mais importantes físicos da história (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As cinzas do físico britânico Stephen Hawking, que morreu há uma semana, aos 76 anos de idade, serão enterradas ao lado dos túmulos dos famosos cientistas britânicos Isaac Newton e Charles Darwin, na abadia de Westminster, em Londres. A informação foi dada pela igreja de Westminster, através de um comunicado divulgado na última terça-feira, 20.

Ainda não foi definida a data do enterro de Hawking, mas deve ocorrer ainda este ano. No entanto, a família de Hawking afirmou que uma missa será realizada em homenagem ao físico no próximo dia 31 de março, na igreja de Saint Mary, que pertence à Universidade de Cambridge, onde Hawking trabalhou por décadas.

“A vida e o trabalho de nosso pai significaram muitas coisas para muitas pessoas, religiosas e não religiosas. Então, o serviço será inclusivo e tradicional, refletindo a amplitude e a diversidade de sua vida”, afirmou a família de Hawking, através de um comunicado divulgado pelo jornal Independent.

A abadia é reconhecida como o local do último descanso de algumas das figuras mais importantes da história do Reino Unido, reunindo os restos mortais de 17 monarcas, além de cientistas importantes.

“É completamente coerente que os restos mortais do professor Stephen Hawking sejam enterrados na abadia, perto de outros colegas cientistas distintos”, afirmou o reitor de Westminster, John Hall, à agencia de notícias alemã Deutsche Welle.

Isaac Newton, famoso por ter formulado a Lei da Gravitação Universal, foi enterrado na abadia em 1727. Já Charles Darwin, que desenvolveu a Teoria da Evolução, foi sepultado no mesmo local em 1882. Mais recentemente, o pioneiro da física nuclear Ernest Rutheford, e Joseph John Thomson, que descobriu os elétrons, foram enterrados em Westminster em 1937 e 1940, respectivamente.

“Acreditamos ser vital que a ciência e a religião trabalhem juntas para buscar responder às grandes questões do mistério da vida e do universo”, afirmou Hall em um comunicado.

A vida de Stephen Hawking

O físico britânico lutava contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) desde os 21 anos, mesmo assim, preso a uma cadeira de rodas, perdendo quase todos os movimentos e precisando de um sintetizador de voz para se comunicar, Hawking fez a diferença e foi considerado por muitos o mais importante cientista do fim do século XX e início do século XXI.

Hawking nasceu no dia 8 de janeiro 1942, no 300º aniversário da morte do astrônomo e físico Galileu Galilei. Curiosamente, o dia de sua morte, dia 14 de março, coincide com o nascimento de outro importante nome da física, no qual Hawking baseou alguns de seus trabalhos: Albert Einstein.

Entre as principais contribuições de Hawking para a humanidade estão os seus trabalhos com os buracos negros; a Radiação Hawking – na qual o físico explica que as partículas ficam no horizonte dos buracos negros ou em suas fronteiras; uma nova teoria sobre o Big Bang – na qual ele afirma que o fenômeno seria um buraco negro ao contrário; a Teoria de Tudo, baseando-se em afirmações de Aristóteles e na Lei de Hubble; e o livro “Uma Breve História do Tempo” – que resumiu parte de suas teorias -, lançado em 1998, com mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Hawking, que segue sendo homenageado de diferentes formas ao redor do mundo, também teve a sua genialidade celebrada ainda em vida, com documentários e filmes sobre suas teorias e história sendo lançados. Entre eles, o premiado “A Teoria de Tudo”, de 2015.

Fontes:
DW-Cinzas de Hawking ficarão ao lado de Darwin e Newton
CNN-Stephen Hawking's ashes to sit near graves of Newton and Darwin
Independent-Stephen Hawking's ashes to be buried near graves of Darwin and Newton in Westminster Abbey

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *